Nesta semana, nas dependências do auditório do Senac – Unidade Integrada Sesc/Senac em Nova Londrina, contando com a participação de mais de 70 comerciantes, profissionais liberais e microempreendedores individuais, foi ministrada uma palestra sobre compras públicas, a cargo do Sebrae/PR pela instrutora Nádia Aparecida Dall Agnol, consultora na Área abordada.
As orientações repassadas são fruto das ações que vem sendo desenvolvidas pela administração pública municipal junto ao programa local denominado “Cidade Empreendedora”, em parceria com o Sebrae/PR, e que desta feita, compõe um novo programa municipal, denominado “Compras Nova Londrina: Você Vende, o Município Compra”.
Ao longo dos encontros do Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora vislumbrou-se a necessidade de capacitação de empresas e empresários para a participação efetiva nas oportunidades de negócios com a administração pública municipal.
A nova ação foi criada pela Lei Municipal nº 068/2016, cujos grupos temáticos visam a discussão e evolução nos campos das condições de acesso ao mercado, simplificação e desburocratização, acesso a crédito, tributação, associativismo, educação empreendedora, inovação, e acesso à Justiça.
“É importante que os empresários locais participem dos processos licitatórios para que a econômica local seja movimentada e incrementada com os recursos que giram com as aquisições de produtos e serviços pela Administração Municipal. A viabilização da participação dos empresários locais mantém os recursos financeiros envolvidos nas contratações municipais, que, no exercício 2021 perfizeram o montante de R$ 8 milhões, dos quais, somente 30% foram contratados dentro do Município. 70% desse montante foram contratados com empresas fora do município, e, portanto, foram recursos que deixaram de fortalecer a econômica local.” Assim se manifestou o prefeito Vico Bono em suas considerações quanto à implementação do Programa Compras Nova Londrina – Você Vende, O Município Compra.
Parceria – Um momento extremamente especial no evento foi a divulgação de uma nova parceria firmada entre o Município e o Sebrae/PR com o objetivo de atender as necessidades do comércio local, compreendendo a capacitação de empresas e empresários para uma gestão mais eficiente de seus negócios, aumentar a competitividade das empresas locais, incrementar a geração de emprego e renda e viabilizar um ambiente de oportunidades de negócios.
O Município de Nova Londrina mergulhou em uma nova era de sua história de desenvolvimento econômico e social. O Município, pejorativamente taxado de “Município do fundão do Estado do Paraná”, passou a ser o município do “Aqui Começa o Paraná”. Com o foco no desenvolvimento econômico, as últimas gestões municipais deram prioridade à viabilização de condições para a instalação de novas empresas com o objetivo de incrementar a economia local, com vistas à geração de empregos e renda, melhorando a qualidade de vida dos nova-londrinenses. Neste contexto, colhe-se atualmente significativas realizações: Instalação da Unidade integrada do Sesc/Senac Nova Londrina, com foco na capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho; a instalação de diversas empresas nos parques industriais que a todo momento recebe novos empreendimentos; a recém contratada instalação de energia fotovoltaica (energia solar) para o subsídio do
consumo de energia elétrica nos prédios públicos e na iluminação pública em toda a extensão do perímetro urbano; a reativação do Frigorífico – Frigomendes; a instalação de granjas de produção de ovos com vista ao fornecimento de pintainhos (Granjas Farias), num investimento de altíssima monta; a instalação da unidade de recebimento de grãos da empresa Campos Verdes, que dá nova roupagem à agricultura regional; a extraordinária evolução das empresas de alimentos à base da fécula de mandioca (Incol e Alimentos Lopes), além da inovadora indústria de sagu (Sagu Tito) e a Usina de produção de álcool à base da Cana de açúcar (Melhoramentos). Todos investimentos de alta tecnologia e de grandes volumes financeiros que elevam o padrão econômico e tecnológico do Município. Sem contar as empresas prestes a se instalarem: Eco Power Produtos Orgânicos Ltda – fabricação de produtos químicos, químicos orgânicos, aditivos de uso industrial, adubos e fertilizantes, comércio atacadista de produtos químicos e petroquímicos, defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos de solo; Grupo Santinni LTDA – fabricação de produtos de panificação industrial e fabricação de bolachas e biscoitos.
“Neste contexto, o comércio de produtos e a oferta de serviços também precisam se modernizar. A eficiência dos negócios exige preparo, capacitação, inovação. Com este programa, o Município passa a viabilizar, através da parceria com o Sebrae e Associação Comercial e Empresarial – Acinol, um processo de fortalecimento e de sustentabilidade das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais”, declarou o prefeito Vico.
Das diretrizes do programa, destacam-se a promoção da melhoria e da atratividade do comércio local; o fortalecimento da competitividade e o estímulo à profissionalização e organização de micro e pequenas empresas.
O evento também contou com a participação de David Panes Barbosa – Consultor do Sebrae/PR que acompanha o projeto há vários anos no Município; da Gerente da Regional do Sebrae/Paranavaí, Narliane de Melo Martins – Consultora Técnica de Ambiente de Negócios – Sebrae/PR; do Gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR-Maringá, Wendell Gussoni.