REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Arthur tem 84 anos de idade. Isabel, 80. O casal morava no Jardim Simone, em Paranavaí, mas o imóvel foi destruído por um incêndio no dia 9 de janeiro. Desde então, os idosos dependem do acolhimento dos filhos, que dividem os cuidados e oferecem abrigo aos dois. Um pouco aqui, um pouco ali, até que a recuperação do antigo imóvel seja concluída.
A família tem buscado doações para executar as obras. O delegado aposentado Renato Marcondes Batista, amigo das vítimas, ajuda a angariar recursos e materiais de construção. Ele esteve no Diário do Noroeste na manhã de sexta-feira (11) e disse que se trata de uma ação de solidariedade. Já conseguiram reunir alguns itens, precisam de outros e pedem ajuda da comunidade para seguir com a construção.
A casa de seo Arthur e dona Isabel ficava na parte da frente do terreno. Naquele dia 9 de janeiro, uma vela sobre um altar de orações teria iniciado o incêndio e as chamas se espalharam rapidamente.
Entre fogo e fumaça, um vizinho conseguiu resgatar os dois moradores, que têm dificuldades de locomoção. Eles tiveram queimaduras e precisaram ser levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).
O Corpo de Bombeiro foi chamado, sendo preciso que sete brigadistas trabalhassem para combater as chamas, utilizando aproximadamente 7 mil litros de água. A equipe também fez a proteção das casas próximas e da edícula no fundo do terreno. É lá que estão concentradas as obras de reforma para o retorno de seo Arthur e dona Isabel.
Uma das filhas do casal, Rosa Maria do Carmo da Silva Ruiz contou que os pais conseguiram muitas doações de roupas, móveis e objetos para a casa. A ajuda da comunidade também permitiu iniciar a recuperação da edícula, mas ainda há muitos detalhes para ajustar.
Quem quiser contribuir pode fazer a doação via Pix, diretamente para Rosa Maria (44 99850-1137, mesmo número do telefone celular para contato) ou através do site Vakinha Online (www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-reconstruir-a-casa-do-seu-arthur-de-dona-izabel-que-pegou-fogo-em-paranavai).