REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Hoje é o Dia do Consumidor. A data é celebrada mundialmente e tem como principal objetivo chamar a atenção sobre direitos e deveres, oportunidade para destacar o compromisso com as leis que auxiliam todas as partes envolvidas nas relações de consumo. Durante a semana, empresas brasileiras e internacionais de diferentes segmentos oferecem descontos que podem chegar a até 70% tanto nas negociações presenciais quanto pela internet.
Nas compras online, o cliente tem até sete dias úteis para manifestar arrependimento e devolver o produto sem custo ou justificativa – a regra não vale para lojas físicas. Todas as ofertas precisam ser cumpridas, independentemente da plataforma utilizada para o anúncio: site, e-mail, redes sociais ou outras mídias.
A legislação exige que as empresas disponibilizem informações como CNPJ, endereço e canais para contato. Lojas virtuais devem aplicar políticas de privacidade e proteção de dados de maneira clara, a fim de garantir que o site seja seguro, sem risco de vazamento e acessos não autorizados.
É importante verificar a variação de preços ao longo das últimas semanas. Ferramentas digitais de busca permitem comparar o valor praticado durante a Semana do Consumidor ao de períodos anteriores. Assim, é possível saber se os produtos desejados estão mais baratos ou não.
Os consumidores também podem procurar cupons de descontos e aproveitar o cashback oferecido por algumas empresas durante os dias de promoções. São opções válidas para recuperar uma porcentagem do investimento. Outra dica é acompanhar as redes sociais das lojas de interesse para conhecer ofertas e vantagens.
O calendário comercial de Paranavaí não prevê qualquer campanha específica para o Dia do Consumidor. Mas, mesmo não sendo tradição, a data abre espaço para crescer. “Principalmente com o cenário atual, é importante aproveitar oportunidades como essa e criar sempre estratégias para atrair clientes”, diz o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli.
Alguns estabelecimentos da cidade, especialmente as lojas de rede, aderiram ao movimento que percorre todo o País e estão apresentando descontos para os consumidores. Para os próximos anos, a intenção é ampliar o alcance da Semana do Consumidor e envolver todo o comércio da cidade.
Educação – Na manhã desta terça-feira (15), estudantes do Colégio Estadual de Paranavaí recebem orientações sobre os direitos dos consumidores e a atuação do Procon. Dentro de duas semanas, o bate-papo alusivo ao Dia do Consumidor será com os alunos do período noturno.
O coordenador Carlos Eduardo Balliana informou que a equipe do Procon de Paranavaí está à disposição para visitar outras escolas e tratar do assunto com adolescentes e jovens. O telefone para contato é (44) 3902-1055 e o endereço é Rua Antônio Felipe, 917, Centro.