Atual integrante do PSD, o ex-prefeito de Paranavaí e pré-candidato a deputado estadual Rogério Lorenzetti, recebeu convite do MDB para retornar ao partido pelo qual militou por vários anos. Ele ficou de avaliar, já que tem em mãos outras alternativas, incluindo igual proposta do União Brasil, a fusão do Democratas com o PSL.
Lorenzetti foi recepcionado no MDB em reunião na sexta-feira (11) pelo presidente Welington Volpato e outras lideranças, incluindo Eduardo Baggio e Lucas Barone, ex-vereador paranavaiense.
Tesoureiro do MDB, Antonio Artur Lopes (Tuia) confirma o convite. Aposta que o MDB tem as condições ideais para que o ex-prefeito entre no pleito com chances claras de eleição. Pondera que a sigla tem atualmente três deputados estaduais e os números ainda vão mudar ate o fim da janela partidária, em 2 de abril, com uma possível baixa. Por outro lado, o MDB trabalha para ampliar o número de cadeiras – atingindo de 4 a 5 deputados estaduais em 2022. O MDB conta com os deputados estaduais Requião Filho, Anibelli Neto e Nereu Moura.
Em suas redes sociais, o ex-prefeito Lorenzentti divulgou no último dia 11 que esteve reunido com Fernando Fraschini, presidente do União Brasil no Paraná. Ele confirmou que foi convidado pelo partido, sigla que já antecipou apoio à reeleição do governador Ratinho Júnior. Em tese, seria um arranjo mais fácil, já que Lorenzetti está filiado ao partido do governador e também apoia a reeleição. No plano local, entre as lideranças do União Brasil está o secretário de Agricultura do município, Tarcísio Barbosa.
O tesoureiro Artur Lopes afirma que o MDB não está restrito a esse cenário. Tanto que descarta apoio a Lorenzetti sem a filiação ao partido. Segundo suas palavras, o MDB tem pelo menos outras duas lideranças para a disputa. Ele preferiu não adiantar nominalmente os eventuais postulantes.
As próximas semanas serão decisivas para o cenário político paranavaiense. Pré-candidato também a deputado estadual, o presidente da Câmara de Vereadores, Leônidas Fávero Neto define seu futuro partidário nos próximos dias.
Um caminho “natural” seria a filiação ao Progressistas, destino tomado pelo atual representante do Noroeste na Assembleia Legislativa, Tião Medeiros, pré-candidato a deputado federal e que assinou a ficha de filiação em Curitiba no último sábado. Aliás, Leônidas participou do evento de filiação no último sábado, ainda na condição de convidado ou observador.