A Secretaria de Saúde de Nova Londrina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem atuado no âmbito do Programa Saúde na Escola, cujo objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Dentre os assuntos abordados estão as ações de promoção e prevenção a saúde. Neste sentido foi promovida na última semana uma roda de conversa entre os profissionais da atenção básica e as equipes de trabalho da educação abordando temáticas de orientação e prevenção.
Um dos temas trabalhados foi a doença mão-pé-boca que tem se disseminado em nossa região, sendo feito um trabalho de orientação aos profissionais da educação com relação aos cuidados necessários para evitar a contaminação.
A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Além disso, o vírus também causa febre, manchas vermelhas na boca, mal-estar, vômitos, diarreia, falta de apetite, dores no corpo, bolhas e erupções na pele.
Aproveitou-se a oportunidade para orientações a respeitos das síndromes, além dos cuidados necessários para com a Covid-19. “De suma importância esse trabalho integrado entre as secretarias para conscientizar os alunos e familiares da importância do cuidado com a saúde”, declarou o prefeito Vico Bono.