REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Pouco a pouco, estudantes da rede municipal de ensino estão retornando às escolas de Paranavaí. Ontem foi a vez dos alunos dos terceiros anos regressarem, de forma intercalada, divididos em grupos pequenos, para cumprir os protocolos de segurança sanitária e reduzir os riscos de disseminação da Covid-19. De acordo com os cálculos da Secretaria de Educação, 66% das crianças matriculadas nessa série voltaram a participar das atividades no sistema híbrido, com aulas presenciais e online. Ao todo, são 908 matrículas.
A secretária Adélia Paixão informou que não foram registrados problemas durante a retomada. “Tudo muito organizado, tudo conforme programado.” Ela explicou que as turmas reduzidas favorecem o distanciamento social, o uso de máscara de proteção facial é obrigatório, todas as pessoas têm a temperatura verificada antes de entrar na escola e há frascos de álcool em gel espalhados pelo prédio, para higienização das mãos.
Com todas as medidas adotadas nas escolas municipais, não houve registro transmissão da doença dentro das escolas. “Nenhum caso, nenhum afastamento”, garantiu a secretária de Educação. E para que a situação siga controlada, uma das orientações feitas por Adélia Paixão é: quem apresentar sintomas gripais não deve ir para a escola. Ela destacou que a adesão às aulas presenciais não é obrigatória, os pais que não se sentirem seguros para enviar as crianças podem optar pelo formato exclusivamente remoto.
Na semana passada, aproximadamente 1.200 alunos matriculados nos quintos e nos quartos anos das escolas municipais voltaram às escolas, também no sistema híbrido. Até o dia 13 de setembro, outras turmas retomarão as atividades. A partir de agora, o calendário será: 16 de agosto, estudantes dos segundos anos; em 30 de agosto, primeiros anos; 13 de setembro, turmas infantis 4 e 5.
Escolas estaduais – Os estudantes das escolas estaduais já haviam retornado às salas de aula anteriormente, no dia 21 de julho. De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Emerson Branco, também acontece de forma escalonada, com parte dos alunos em atividades presenciais e outra parte com aulas remotas, sempre seguindo os protocolos de biossegurança, informou.
Da mesma maneira que na rede municipal, não há obrigatoriedade de assistir às aulas presenciais nas escolas do Estado. Se essa for a decisão, os pais precisam assinar um termo de compromisso, certificando que o estudante adotará as práticas online. “As escolas estão disponibilizando ferramentas para os estudantes, especialmente aqueles com dificuldades para acessar as plataformas digitais”, informou o chefe do Núcleo Regional de Educação.
Segundo Emerson Branco, as 13 escolas estaduais de Paranavaí estão funcionando normalmente e até agora não foi necessário interromper as aulas por causa de casos de Covid-19. Em toda a região, escolas de três municípios ainda não estão reabertas, respeitando decretos locais: Mirador, Cruzeiro do Sul e Santa Inês.