Na última sexta-feira (30), através de uma videoconferência, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou a reunião do conselho arbitral da Série C do Campeonato Paranaense 2021. Após a o encontro virtual, Francisco Carneiro do Santos Soares (Chicão), atual presidente do ACP (Atlético Clube Paranavaí), se mostrou insatisfeito com a distribuição das equipes nos grupos. Chicão comenta que juntamente com os investidores Jair Souza e Leonardo Amaral estudam uma forma de entrar com recurso pedindo a alteração na divisão dos grupos. E pode chegar a retirar o clube da disputa deste ano, alertam.
No arbitral ficou definido que o campeonato será disputado por 12 clubes, que estarão divididos em dois grupos. O ACP está no grupo B da competição, que é formado pelas equipes; Foz do Iguaçu Futebol Clube, Grecal, Iraty, Associação Atlética Batel e Patriotas Futebol Clube.
Os times do grupo A são; Associação Portuguesa Londrinense, Aruko Sports Brasil, Esporte Clube Laranja Mecânica Arapongas, Rolândia Esporte Clube, Cambé e Arapongas Esporte Clube.
A revolta dos representantes do ACP se deu por conta de o time cair em grupo que é formado por equipes das regiões Sul e Oeste do Estado, enquanto no grupo A, ficaram times do Norte e Noroeste. Eles alegam que neste formato o clube de Paranavaí, precisaria fazer seis longas viagens, o que teria um custo aproximadamente de R$ 80.000,00. Enquanto isso, dois representantes de Arapongas ficaram na mesma chave.
Para o presidente Chicão, a distribuição mais justa seria, transferir o ACP para o grupo A e mudar uma das equipes de Arapongas para o B ou formar uma chave com sete times. Outra opção seria realizar um sorteio para distribuir os times sem que a divisão seja por regiões.
O início do campeonato está programado para o começo do mês de outubro. O sistema de disputa será o mesmo da edição anterior. Pelo formato, os clubes de cada grupo se enfrentam em dois turnos. Passam para a fase de semifinal os dois mais bem colocados de cada grupo, que será disputada em jogos de ida e volta. Os vencedores dessa fase se enfrentaram na final que também será disputada em dois jogos. As duas equipes que chegarem à final garantem o acesso a disputa da Série B de 2022.
Na edição de 2020, com equipe formada por jogadores da cidade, o ACP chegou até a fase de semifinais. Para este o ano de 2021, os representantes do time pretendem formar uma equipe que mescle atletas locais com de outras regiões do país.
De acordo com Leonardo, alguns jogadores já foram contratados, mas, o grupo ainda não está fechado. Na próxima sexta-feira (6), em uma live nas redes sociais do clube, será apresentado o treinador que vai comandar o time. O começo dos treinos está programado para setembro, 30 dias antes do início da competição.
Chicão ressalta que a expectativa é montar um elenco para conseguir o acesso à Série B do próximo ano.