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Travessia rodoviária sobre o Rio Paraná, passando por São Pedro do Paraná, encurtaria distâncias para o escoamento das produções agrícolas
Foto: Divulgação
Travessia rodoviária sobre o Rio Paraná, passando por São Pedro do Paraná, encurtaria distâncias para o escoamento das produções agrícolas Foto: Divulgação

INFRAESTRUTURA

Itaipu avalia disponibilidade financeira para estudo técnico da construção da ponte ligando PR e MS

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para a construção da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul apontará a dimensão das obras: estrutura, quilometragem, valor do investimento e prazos para início e conclusão. A análise técnica custaria aproximadamente R$ 3 milhões, verba anunciada em janeiro deste ano pela Itaipu Binacional.

A liberação depende da assinatura de um convênio entre a empresa e o Governo do Paraná, mas a formalização da parceria está condicionada à disponibilidade de recursos. Ao Diário do Noroeste, a assessoria de imprensa da Itaipu Binacional informou: “Estima-se que decorrerá um prazo de aproximadamente quatro meses para cumprir todas as exigências legais possibilitando a assinatura do instrumento de convênio”. Sendo formalizado, teria vigência de 18 meses.

Atendidos todos os requisitos para começar o Evtea, representantes dos governos paranaense e sul-mato-grossense participariam das tratativas técnicas necessárias para o desenvolvimento do estudo, “caso venha a ser confirmado”, explicou a Itaipu Binacional.

Segundo a assessoria de imprensa, até agora não há, por parte da empresa, informações quanto à possível data de assinatura do convênio.

O assunto voltou à pauta das lideranças dos dois estados depois que o deputado estadual Ricardo Arruda (PSL) publicou um vídeo afirmando ter novidades sobre o projeto. O dinheiro já estaria separado. Sem divulgar detalhes, o parlamentar avaliou que a obra sobre o Rio Paraná terá impactos positivos na economia de toda a região, melhorando as condições de transporte de grãos e fortalecendo o turismo.

A ponte ligará São Pedro do Paraná (PR) a Porto São João (MS) e reduzirá aproximadamente 150 quilômetros do trajeto para quem viaja do Centro-Oeste do Brasil até o Porto de Paranaguá para escoar as produções agrícolas.

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