Desde ontem à noite, o Corpo de Bombeiros trabalha no socorro de moradores que sofreram algum tipo de dano durante o temporal que atingiu Paranavaí. Até o início da manhã, sete atendimentos tinham sido concluídos e outros seis ainda estavam em andamento. A lista de ocorrência inclui árvores caídas sobre veículos, imóveis e vias públicas, algumas energizadas.
Os pontos identificados foram:
- Cruzamento da Rua David Alves com a Francisco Alves do Nascimento – árvore caída sobre a grade da casa;
- Avenida Martin Luther King – árvore sobre carro;
- Rua Benedito Brambil – árvore sobre veículo;
- Rua Sérgio Fracaroli – árvore obstruindo rodovia;
- Rua Rio Grande do Norte – árvore obstruindo a rua;
- Rua Ministro Nelson Hungria – árvore caída;
- Cruzamento da Rua Mato Grosso com a Silvio Vidal – árvore caída;
- Rua Guaporé – energizada;
- Rua Fidelcino Rocha – energizada;
- Rua Manoel Ribas – energizada;
- Rua Antônio Buzignani – energizada;
- Rua Ipiranga – a verificar;
- Rodovia PR-492 – a verificar.
No caso de árvores energizadas, o Corpo de Bombeiros só pode fazer o atendimento depois que a Copel operar o desligamento da rede no local.
Equipes da Prefeitura de Paranavaí também estão nas ruas para fazer a retirada de árvores e galhos caídos e prestar atendimento à população. Além dos endereços apontados pelo Corpo de Bombeiros, o temporal de ontem provocou estragos nos seguintes endereços:
- Rua Antônio Cauneto, 193;
- Rua João Salvador, 80;
- Rua Marcílio Dias, 457;
- Rua Osiris Ramiro de Assis, 297;
- Rua Antônio Eredia Molina, 187;
- Rua Altino da Silva Azevedo, 530;
- Rua Guerino Pomin, 129;
- Rua Ébano Pereira, 130.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Walther Barbosa de Camargo Neto, explicou que a prioridade é desobstruir as vias públicas e retirar as árvores caídas sobre a rede elétrica, para evitar que ocorram acidentes. “Depois cuidaremos da limpeza.”
Ao sair de casa, todo cuidado é pouco. O secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Matheus Buchner, pediu cautela máxima pelas ruas. “Há algumas árvores caídas e pode haver postes caídos energizados. Ainda estamos fazendo o levantamento. Não andem na contramão e se possível desviem dos pontos de interdição.”
De acordo com a Copel, ainda há serviços em andamento, “com boa evolução”. Pela cidade há árvores e galhos caídos sobre a rede e fiação rompida. Por volta das 17h, aproximadamente 11 mil unidades consumidoras da Região Noroeste ficaram sem energia, a maioria em Paranavaí.