REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Campanha de Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (4). Será dividida em duas etapas: a primeira, até 2 de maio, atenderá profissionais de saúde e idosos com 60 anos de idade ou mais; a segunda, de 3 de maio a 6 de junho, terá como público-alvo gestantes, puérperas, professores, pacientes com comorbidades e outros grupos considerados prioritários.
Nesta sexta-feira (1º), coordenadores municipais de Imunização de todo o Noroeste do Paraná participarão de uma reunião para tratar sobre as estratégias de vacinação. As diretrizes serão repassadas pela 14ª Regional de Saúde, mas cada equipe terá autonomia para fazer as devidas adaptações que melhor atendam a comunidade local. “Vamos alinhar todas as questões técnicas”, disse a chefe da Vigilância Epidemiológica, Samira Silva.
Após o encontro, a Regional de Saúde fará a distribuição das vacinas para os municípios. O primeiro lote conta com 3.520 doses destinadas aos trabalhadores de saúde e 7.320 para os idosos. O imunizante trivalente garante proteção contra as cepas A H1N1, A H3N2 e B.
“Estamos entrando no período sazonal da doença, ou seja, a circulação viral aumenta neste trimestre”, explicou Samira Silva. A tendência é que os dias mais frios elevem os registros de casos positivos de gripe, por isso, é importante que as pessoas se vacinem o quanto antes. O tempo para adquirir imunidade varia de 15 a 20 dias.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Uma das apostas para alcançar o objetivo é promover ações diferenciadas no “Dia D”, em 30 de abril. “O principal objetivo da campanha é reduzir a morbimortalidade causada pela influenza, ou seja, diminuir os casos que levam a complicações, internamentos e morte”, destacou a chefe regional da Vigilância Epidemiológica.
Pelos cálculos da Regional de Saúde, considerando somente o público-alvo desta primeira etapa, os municípios do Noroeste do Estado têm 47.705 idosos com idade igual ou acima de 60 anos e 6.755 trabalhadores de saúde.