REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Modernizar a estrutura e garantir que o espaço seja adequado para acompanhar o desenvolvimento econômico. A proposta do Governo do Estado é investir em melhorias no Aeroporto Municipal Edu Chaves e transformar Paranavaí em referência no transporte aéreo. Ontem, o governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou o Noroeste do Paraná e conversou sobre a necessidade de ampliar as possibilidades logísticas.
Ratinho Junior disse que um projeto está sendo elaborado pela equipe técnica e contemplará diferentes aeroportos do Paraná. A expectativa é que o pacote de recursos seja liberado nos próximos meses.
O governador afirmou que o Programa Voe Paraná, lançado em 2019, foi o primeiro passo para reformular toda a estrutura do transporte aéreo do Estado. O objetivo da iniciativa era encurtar distâncias entre as regiões paranaenses e a capital, com pontos de embarque e desembarque nas principais cidades, incluindo Paranavaí. Com o advento da pandemia de Covid-19, no entanto, as expectativas de destinar recursos para o fortalecimento do setor foram frustradas.
Na edição de 7 de julho deste ano, o Diário do Noroeste publicou matéria abordando as deficiências do Aeroporto Edu Chaves e a necessidade de investimentos. Na ocasião, o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Dultra, explicou que o maior problema é a capa de asfalto na pista e na área de manobra. As condições atuais permitem apenas que aviões de hélices pousem em Paranavaí, não sendo possível receber aeronaves com turbinas. Um projeto foi enviado a Curitiba e prevê a aplicação de R$ 3 milhões para a readequação do espaço.
Atração de investidores – Ainda na publicação do início de julho, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, avaliou a importância de ter o aeroporto em pleno funcionamento. “É uma das principais portas de entrada de uma cidade. Atrai mais investimentos para a indústria, o comércio, a prestação de serviços, porque o empresário sabe ‘lá tem aeroporto, tem como escoar minha produção, trazer pessoas para minha empresa’”, comentou.
Para o governador Ratinho Junior, oferecer condições para a instalação de novos empreendimentos é uma prioridade. Por isso, tem promovido mudanças nos trâmites burocráticos e facilitado a abertura de empresas, tornando o processo mais célere e menos oneroso.
O apoio das bancadas paranaenses no Congresso Nacional e a participação da Assembleia Legislativa do Paraná também são preponderantes na promoção do desenvolvimento econômico do Estado, afirmou Ratinho Junior, reiterando que a organização da administração pública, aliada às questões logísticas, é um dos grandes diferenciais do Paraná.