A Páscoa está chegando e, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), este ano as pessoas devem retomar a tradição de presentear familiares e amigos, com ovos e chocolates.
Após dois anos de muita instabilidade provocada pela pandemia, a expectativa de vendas é que totalize R$ 2,16 bilhões em 2022. O resultado representa um avanço de 1,9% no volume vendido em relação à mesma data do ano passado, já descontada a inflação do período.
Entre os consumidores que vão às compras, segundo levantamento realizado pela agência Conversion, encomendada pela Americanas, 88% dos brasileiros têm a intenção de comprar algum produto para a Páscoa. Sendo que a maioria pretende gastar a mesma quantia do ano passado, o que representaria algo entre R$30 e R$70. Enquanto que 37% têm a intenção de gastar menos e 21% desejam pagar mais.
Outra curiosidade da pesquisa é que dentre os fatos que irão influenciar na decisão de compra do brasileiro nesta data, a qualidade está na liderança (67%). Em seguida vem itens como promoções e descontos (55%) e preço (53%), sendo que o cartão de crédito ainda é uma das formas de pagamento mais utilizadas.
Pesquisas indicam que vem aumentando o consumo em todas as classes sociais e o brasileiro tem alterado o seu comportamento em relação ao cartão de crédito.
Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as pessoas vêm gastando mais por cartões. Em 2021, os brasileiros realizaram 31,1 bilhões de transações, o que representa um crescimento de 33,4%. Desse total, 14,7 bilhões foram realizadas na opção crédito, um aumento de 34,5%.