Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O médico oftalmologista Hamilton Moreira participou do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (13) para falar da Campanha Abril Marrom Foto: Dálie Felberg/Alep

ABRIL MARROM

Assembleia cumpre responsabilidade social ao promover campanha, diz especialista

“Falar da campanha Abril Marrom, mês de prevenção, conscientização e combate às doenças que causam cegueira, é mais que necessário, porque essa é a principal forma de levar informação à população. Muitas vezes, é só de informação que ela precisa. Quando essa Casa traz o tema para a discussão, cumpre sua responsabilidade social”, afirmou o médico oftalmologista Hamilton Moreira, no início da sessão plenária desta quarta-feira (13) da Assembleia Legislativa do Paraná.  Ele usou o horário destinado ao Grande Expediente a convite do deputado Dr. Batista (União) autor da lei que instituiu a campanha no estado, em 2017. “Muita gente nunca ouviu falar de doenças da visão como o glaucoma, por exemplo. A campanha é um estímulo que fazemos junto ao Governo do Estado para promover essa conscientização. Agradeço a divulgação feita pela Secretaria Estadual de Saúde com ações e com material impresso e a presença do doutor Hamilton aqui na Casa”, destacou o parlamentar.

Segundo o oftalmologista, 40% da atividade cerebral são destinados a metabolizar as informações através da visão. “Em 70% de tudo o que fazemos em nosso dia-a-dia, dependemos da visão. Por isso, a importância de prevenirmos doenças que são evitáveis, como catarata, retinopatia diabética e o próprio glaucoma”, indicou.

O objetivo da campanha Abril Marrom é justamente alertar sobre a prevenção, combate e reabilitação aos diversos tipos de cegueira. Durante todo o mês, entidades médicas, hospitais, associações de pacientes e órgãos do Governo promovem atividades e eventos para levar informação à população sobre os cuidados com a visão. Abril foi escolhido por ser o mês em que é comemorado o Dia Nacional do Braille, no dia 8. A data é o nascimento de José Álvares de Azevedo (8 de abril de 1834), professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil. O marrom foi a escolhido para a campanha por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

SUS – Investir em prevenção deixou de ser empecilho a partir do momento que o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar consultas com especialistas, exames e os mutirões de cirurgias de catarata. Foram 12,8 mil cirurgias com internações hospitalares entre janeiro e maio de 2020; 232,6 mil procedimentos e 23,6 mil cirurgias em 2019. Em relação às consultas oftalmológicas, entre janeiro e maio de 2020, foram 2,5 milhões — em 2019, totalizaram 3,9 milhões. “São formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas de graça. Promover a saúde ocular é também cuidar da vida”, finalizou Moreira.

Compartilhe: