Retomando as comemorações do aniversário de Porto Rico, a Prefeitura Municipal organizou uma grande agenda que deve entrar para história da cidade. São 58 anos de desenvolvimento e trabalho. Toda a programação é gratuita.
“Procuramos fazer uma programação variada com atividades cívicas, culturais, esportivas e um grande show na barranca do Rio Paraná com a dupla sertaneja Guilherme e Santiago. Aproveito a oportunidade para convidar os moradores da cidade e de toda a região para estarem conosco comemorando o aniversário da nossa querida Porto Rico”, frisou o prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas).
As festividades terão início nesta quinta-feira (21) a partir das 8h30, com a apresentação da Fanfarra Municipal Carlos Gomes, que foi reativada após dois anos por conta da pandemia do covid-19. As escolas municipais também estarão com apresentações especiais, alusivas aos 58 anos de emancipação política de Porto Rico.
Já a partir das 13h30 de quinta-feira, o Complexo Esportivo Polaco Romão irá se transforma na arena esportiva mais agitada do Noroeste com o Torneio de Futsal 21 de Abril, onde times formados exclusivamente por jogadores da cidade irão se enfrentar na disputa do troféu de melhor equipe do município.
Já no sábado (23) à noite a Avenida Beira Rio, a barranca do Rio Paraná, será tomada por milhares de pessoas para o show da dupla sertaneja Guilherme e Santiago, que promete agitar a multidão com seus clássicos da música sertaneja.
A noite será encerrada com o show da banda “Ricardo Michels e os Indomáveis”, com o melhor do pop rock brasileiro, dois shows imperdíveis. Lembrando que toda a programação é gratuita.
As festividades dos 58 anos de emancipação política de Porto Rico é uma realização da Prefeitura Municipal com apoio da Câmara Municipal de Porto Rico.
História – Porto Rico foi Distrito Administrativo de Paranavaí, posteriormente passou a pertencer ao Município de Loanda, hoje comarca deste município, por força da Lei nº 13, de 5 de agosto de 1956, dando-se sua emancipação Político-Administrativa no dia 5 de julho de 1963, conforme Lei Estadual nº 4.738, dando-se a sua instalação no dia 21 de abril de 1964, sendo o seu primeiro prefeito o pioneiro Manoel Romão Netto.
A cidade foi fundada pela firma José Ebiner & Cia, tendo como pioneiros e colonizadores os senhores Laurindo Nunes, irmãos Joviano e Benedito Pinto de Oliveira, Belmiro da Silva, João Batista Conci Carraro, José Loreno de Lima, Joaquim Lopes, Joaquim de Campos, Faustino Secorun, Adelaido Pereira de Miranda, Manuel Cardoso.
O município de Porto Rico conta com aproximadamente 28 km de margem do Rio Paraná, sendo que uma extensão de 1.500 metros propícios para a prática esportes aquáticos, passeios de barcos, lanchas e pesca.
(Trecho de história extraído de: portorico.pr.gov.br)