A partir do dia 11 de maio de 2022, serão removidos da Google Play Store os aplicativos cuja função seja gravar conversas telefônicas. Isso porque uma nova política anunciada pela empresa restringe o uso de APIs voltadas para acessibilidade, que poderia ser usado também para habilitar a gravação por conversas de voz.
Aplicativos nativos ou desenvolvidos pelo Google com a função de gravação não serão restringidos após a implementação da nova política. O problema, conforme explicou o líder de operações de conteúdo do Google, Moun Choi, era a possibilidade de gravar conversas sem autorização da outra pessoa participante da chamada.
“Se o aplicativo é o discador padrão no telefone e também é nativo, o recurso de acessibilidade não é necessário para obter acesso ao fluxo de áudio recebido. Portanto, não violaria a nova regra. Como este é um esclarecimento de uma política existente, a nova regra entrará em vigor para os demais aplicativos a partir de 11 de maio”, explicou o líder de operações de conteúdo do Google, Moun Choi.
Assim sendo, se o seu aplicativo de discagem padrão oferece a ferramenta de gravação de chamadas, não se preocupe: ele não vai perder essa função. Porém, se o registro acontece por um app que você baixou na Play Store, possivelmente ele ficará indisponível a partir da data limite.
Fonte: Canal Tech