A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) está divulgando nas redes sociais e nos veículos de comunicação a campanha “Pai é transmitir Amor! Transmita amor ao seu grande herói”, para estimular as vendas pelo Dia dos Pais, a ser comemorado no próximo domingo, dia 8. Com a campanha, além de entusiasmar os consumidores locais a comprarem seus presentes, a Aciap espera também atrair os da região. “O comércio de Paranavaí é bastante diversificado, tem preços competitivos e condições especiais de pagamento. E isto deve atrair os consumidores”, aposta o gerente da Aciap, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli.
Ele estima que as vendas devem crescer esta semana entre 7% e 15% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Tem uma série de fatores que conspiram a favor do incremento das vendas”, diz, apontando, entre as causas, o abrandamento da pandemia da Covid-19, com a redução do número de casos, internamentos e óbitos. “Isto dá mais tranquilidade aos empresários, os estimula a fazer promoções e dá segurança aos clientes”, aponta.
Neste fim de semana, sexta-feira e sábado, o comércio de Paranavaí vai funcionar em horário especial. Na sexta, das 9 às 22 horas e no sábado das 9 às 17 horas. A ideia é facilitar as compras e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações com o horário estendido.
Alerta – Sobre o horário especial de atendimento, a Aciap faz um alerta aos lojistas: até o momento os sindicatos do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) e dos Comerciários (Sindoscom) ainda não fecharam acordo e, portanto, não há uma convenção coletiva de trabalho, instrumento legal que regulamenta as relações entre empregadores e empregados, como piso salarial e horário de trabalho. A convenção venceu no dia 31 de maio.
“A Aciap está sugerindo, para que o lojista tenha segurança jurídica, que as empresas façam um acordo formal (escrito) coletivo com os funcionários, que é previsto e permitido pela CLT”, aconselha Scarabelli.
Tradicionalmente, o acordo entre os sindicatos demora a sair, mas quando é fechado, são inseridas as datas comemorativas e os horários especiais de atendimento (mesmo já passados), como é o caso do Dia dos Pais não gerando passivo legal. É com base nesta praxe, por exemplo, que o comércio local está funcionando das 9 às 17 horas nos dois primeiros sábados do mês.
“Não é a primeira vez que isso acontece (comerciantes e comerciários ficarem temporariamente sem acordo coletivo de trabalho), porque o acordo exige negociação entre os dois sindicatos”, lembra o gerente. A Aciap não participa e não tem permissão legal para participar das negociações. “Atendendo pedido do Sivapar, apenas encaminhamos uma sugestão de calendário, que está sendo apreciado pelos sindicatos”, esclarece Scarabelli.