(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Em recente entrevista ao DN, secretário municipal falou sobre a revitalização do eixo central da cidade
Foto: Ivan Fuquini
Em recente entrevista ao DN, secretário municipal falou sobre a revitalização do eixo central da cidade Foto: Ivan Fuquini

ORGANIZAÇÃO URBANA

Vereadores indicam estudos para a criação de um calçadão em Paranavaí

REINALDO SILVA

Da Redação

Qual é a possibilidade de implantar em Paranavaí uma rua coberta ou um calçadão? A pergunta motivou quatro vereadores a elaborarem a Indicação 523/2025, apresentada na sessão ordinária da última segunda-feira (10). Eles sugerem a inclusão de canteiros, quiosques e iluminação diferenciada, “visando à revitalização e ao fomento do convício social e econômico”.

Os coautores da proposição Antônio Carlos Utrila, Rauny Aguiar, Roberto Marrique e Waldur Trentini citam como “modelos de sucesso” a Rua 24 Horas de Curitiba e o Calçadão da Rua XV, também na capital paranaense.

Conforme justificam, trata-se de um anseio da comunidade por espaços públicos mais modernos, acolhedores e focados nas pessoas, com disponibilidade de atividades voltadas ao lazer, à cultura e à segurança. Ambientes assim, argumentam os parlamentares, fortalecem a identidade urbana.

O assunto foi tema de reportagem publicada pelo Diário do Noroeste no dia 30 de setembro deste ano com o título “Calçadão na área central de Paranavaí? Secretário fala da revitalização no eixo comercial”. O secretário citado na matéria é Carlos Henrique Scarabelli, que responde pela pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Scarabelli informou que a administração municipal estuda condições que possam melhorar a circulação de pessoas sem prejudicar o trânsito. Dois fatores precisam ser levados em conta: ruas e passeios públicos estreitos e trechos com disposição em leque, quando três vias se encontram e formam seis saídas. Nesse sentido, o fechamento de determinados pontos comprometeria a fluidez do tráfego.

A decisão sobre a criação de uma rua coberta ou de um calçadão passará por reuniões técnicas promovidas em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), principal entidade de representação do setor varejista, e, provavelmente, audiências públicas.

Independentemente do que os resultados mostrarem, Scarabelli garantiu que a revitalização da área central da cidade está prevista para 2026.

Apesar de tratarmos nesta matéria sobre o eixo comercial no Centro, a Indicação 523/2025 não especifica em que ponto da cidade seria construído o calçadão.

Compartilhe: