(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Rosi Sanga, integrante da Academia de Letras e Artes de Paranavaí; Alef Orc, ilustrador; Terezinha de Nadai, escritora; Adriana Prado, presidente da Alap e orientadora da escola; Aline Cabral, diretora da Escola Chapeuzinho Vermelho; Laís Lordano supervisora
Rosi Sanga, integrante da Academia de Letras e Artes de Paranavaí; Alef Orc, ilustrador; Terezinha de Nadai, escritora; Adriana Prado, presidente da Alap e orientadora da escola; Aline Cabral, diretora da Escola Chapeuzinho Vermelho; Laís Lordano supervisora

REGIÃO

Feira do Livro e homenagem movimentam o segmento cultural de Alto Paraná

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

Alto Paraná viveu na última terça-feira (18) a 29ª edição da Feira do Livro da Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho. O evento homenageou a professora e escritora Terezinha de Nadai, integrante da Academia de Letras e Artes de Paranavaí – Alap.

Com o tema “Para ser um escritor você precisa de um professor!”, a Feira reforçou a importância do educador para a formação e para a vida. Por isso, a iniciativa de destacar a obra literária da autora. Também foram homenageados Marli Terezinha Knapik Miranda e Alef Antunes Rosa Ikeda, ilustradores dos livros de Terezinha de Nadai.

“A Feira do Livro da Escola Chapeuzinho Vermelho é muito mais do que um evento escolar, é uma celebração do conhecimento, da imaginação e do encantamento que só a leitura é capaz de proporcionar”. A afirmação é de Karine Cardim, secretária de Educação de Alto Paraná. Ela destacou que o encontro cultural fortalece os laços entre escola, família e comunidade.

Karine lembrou o papel essencial da Terezinha de Nadai, exemplo de dedicação e parte fundamental para o sucesso da Feira do Livro. “Educadores como ela não apenas transmitem conteúdos, inspiram. São guias na descoberta literária, motivam os alunos a explorarem histórias, apoiam cada atividade com carinho e fazem da Feira um momento inesquecível na vida escolar”, sintetizou.

Diretora da escola, Aline Toral reforçou a importância do evento para a educação. “A Feira do livro é um evento tradicional e de suma importância para toda a comunidade escolar, visto que incentiva a leitura em diferentes fases da vida. Além disso, a partir das apresentações, proporciona experiências culturais, socialização e interdisciplinaridade aos nossos alunos”, concluiu.

Presidente da Academia de Letras e Artes de Paranavaí e orientadora da Escola Chapeuzinho Vermelho, Adriana Prado citou a felicidade do momento: “Homenagear uma escritora em vida é algo único. Este evento apresentou a oportunidade de trazer a literatura mais próxima das crianças, incentivando o hábito de ler e escrever”. Ela complementou reforçando a tradição e a importância da Feira do Livro para toda a comunidade escolar.

Homenageada – A professora Terezinha de Nadai falou da felicidade pela homenagem, resultado do trabalho de muitos anos. “Foi maravilhoso ver todos da escola empenhados em um mesmo objetivo, dedicando-se em cada coreografia”, resumiu.

A escritora disse também que o evento ganha ainda mais importância atualmente. Ela elogiou a iniciativa da escola de desenvolver o gosto pela leitura, instigando os alunos nas atividades.

Concurso – A Feira foi marcada por um concurso de poesia inspirado nas obras da escritora Terezinha de Nadai, autora dos livros Mistério no Zoológico (2020), pela CRV; Brinque Comigo (2023), pela FEP; O Sumiço das Vogais (2024), pela Editora Casa.

A vencedora do concurso foi a aluna Eloah Lima Lopes, do 4º ano “B”. Ela recebeu livros autografados da escritora Terezinha de Nadai. A comissão julgadora do concurso foi composta por Rafael Fermiano e Andreia Nascimento, integrantes da Academia de Letras e Artes de Paranavaí (Alap).

A professora e escritora Terezinha de Nadai, homenageada no evento de cultural

CONCURSO DE POESIA

Valorizando a literatura e arte paranaense local com a professora Terezinha de Nadai Tema:  Minha escola, minha cidade

Minha cidade

*Eloah Lima Lopes

Minha cidade acorda logo de manhã

Nas ruas guardam sonhos

Do tempo de ontem, hoje e amanhã

Minha linda escola

Sempre de portas abertas, para o saber e o viver

Vejo o sorriso do portão

Parece que estou no paraíso

No pátio o som da infância ecoa.

As portas da sala pro mundo abertas

Cada livro uma janela que a mente desperta

Minha escola, minha professora

Juntas me mostram o caminho

Da conquista para o conhecimento

Meu saber é o meu chão

O verdadeiro valor de crescer. 

*Eloah Lima Lopes é estudante do 4º ano B da Escola Municipal Chepeuzinho Vermelho de Alto Paraná   

A professora Maria Sinéia dos Santos com a aluna Eloah Lima Lopes
Compartilhe: