Como estabelecer limites no processo educativo respeitando a relação amorosa construída? O assunto será tema de uma palestra gratuita promovida pela Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí. O debate desta quinta-feira (27) marca o quarto encontro do projeto “Escola para Pais”.
O projeto, desenvolvido pelo segundo ano consecutivo, auxilia famílias a lidar com questões cotidianas que, direta ou indiretamente, afetam a aprendizagem em sala de aula. A diretora da instituição, Sirley Sbais, afirma que escola e comunidade precisam agir juntas, focadas na aprendizagem das crianças.
“Uma das maiores dificuldades que os pais têm enfrentado hoje é a educação dos filhos. Muitos se sentem perdidos, inseguros e até desinformados sobre quais atitudes são realmente corretas no processo educativo. E aqui está uma constatação importante: os próprios pais também precisam ser formados”, afirma.
No encontro desta quinta-feira, a escola recebe o psicólogo Lucas Botta Antonelli para auxiliar os pais nesse processo. O profissional vai traçar os caminhos para que eles entendam a necessidade da imposição de limites na educação. “Amor e limite são dois pilares que se completam e se equilibram. Sem amor, o limite se torna rigidez. Sem limite, o amor se torna permissividade. Amar é proteger. O limite não é para ferir, mas educar”, destaca Sirley.
A palestra do projeto “Escola para Pais” ocorre às 19h30 na Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, localizada na Rua Anézia Ramos Moreira, 1450, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí. A participação é gratuita e aberta à população. Não é permitida a presença de crianças.




