Já se foi o tempo em que empresários do setor do turismo paranaense temiam os feriados, uma vez que a taxa de recepção de turistas nos meios de hospedagens do Paraná só aumenta. Neste ano, a ocupação média nos hotéis curitibanos e do Litoral durante as datas ficou em cerca de 90%, enquanto hospedagens de Foz do Iguaçu (Oeste) registraram média de 81%. Os valores são referentes a seis feriados e um período de férias.
Os dados de Curitiba e Litoral são do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), já as informações do município da Tríplice Fronteira são do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Foz do Iguaçu (Sindhotéis). As médias têm como base os feriados de: Consciência Negra; Carnaval; Tiradentes; Páscoa; Sexta-feira Santa; Dia do Trabalhador; e as férias de julho.
“Isso é fruto de eventos, atrativos e variedade do que fazer ao redor do Paraná. Além disso, ações do Governo do Estado nos Territórios Turísticos e investimentos privados de hotéis, empresas e atrativos, colaboram para uma maior atração de visitantes. Quando há união e propósito comum, todos ganham, porque esse é um setor que gera emprego, renda e movimenta a economia”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Ao longo do ano, os feriados foram responsáveis por atrair grande fluxo turístico ao Estado. No Carnaval, por exemplo, o Litoral – contando os sete municípios e a Ilha do Mel – registrou 95% de ocupação com picos de lotação, enquanto Curitiba teve média de 80%. Durante o período, foram mais de 1,3 milhão de visitantes no Paraná, seja aproveitando as folias das praias ou participando de atrativos únicos, como, a Zombie Walk.
“Nos últimos anos, a hotelaria tem se preparado para atender uma demanda cada vez maior, que não é mais concentrada apenas em determinadas épocas. Antes, o Estado era tímido em termos de turismo, hoje, os empresários do setor comemoram cada feriado, porque o fluxo de turistas em nossos municípios é constante”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setu).







