(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Aulas de educação física na Escola Municipal Getúlio Vargas se tornaram mais animadas
Imagem: Gustavo Romano
Aulas de educação física na Escola Municipal Getúlio Vargas se tornaram mais animadas Imagem: Gustavo Romano

AMIGO DE QUATRO PATAS

Cachorro caramelo participa das aulas de educação física e diverte estudantes de Paranavaí

Como é bom ser criança. Correr, brincar, jogar bola, participar das aulas de educação física, sempre tão divertidas, e ter a ilustre companhia do Shrek, também conhecido como Dadinho ou simplesmente Caramelo. O cachorro sem raça definida é companheiro das crianças nas quadras da Escola Municipal Getúlio Vargas, em Paranavaí.

Dadinho é o animal de estimação da família de Ana Flávia Azevedo de Euzébio, mãe dos meninos Matheus (16), Pedro (10), Nicolas (8) e Benjamin (3). Eles moram na Vila Operária e resgataram o cãozinho das ruas há pouco mais de um ano.

“Ele é bem parceiro, sabe? Brinca com as crianças, protege, cuida do quintal. Ele é danadinho”, disse a mãe. “Ele se tornou da família, acaba que se torna um membro. E a gente se apega também.”

Pedro e Nicolas abraçam Dadinho para demonstrar o amor que sentem pelo amigo
Imagem: Gustavo Romano

Certo dia, quando ela levava Pedro e Nicolas para a escola, o amigo de quatro patas seguiu os três. Entrou e interagiu tão bem, que decidiu voltar outras vezes. Agora é, digamos assim, um aluno honorário.

A professora de educação física Adriana Alécio é incentivadora da presença de Dadinho nas aulas. “Ele fica aqui, brinca e todo mundo trata ele muito bem. Então ele é muito bem tratado também aqui. E quem não gosta, né, de brincar com cachorrinho esperto desses?”

Compartilhar o espaço com o Dadinho é também uma lição de vida. A presença do cachorro ensina a amar. “Acho que as crianças aprendem mais a ter o afeto, o cuidado, o carinho e a motivação. Com ele aqui, a aula fica mais alegre, fica mais dinâmica. E eles cuidam também. Acho que isso é importante levar para a vida deles, esse cuidado com os animais”, acrescentou a professora.

A criançada se deleita. Dadinho joga futebol, bola-queimada, corre de um lado a outro. Na hora de sentar para ouvir a lição, ele também se aquieta. Uma vez, durante a visita à biblioteca, o cachorrinho revelou todo o comprometimento ao se sentar com as crianças e ouvir tudo o que estavam aprendendo.

Quando os estudantes fazem treinamento para saída de emergência da escola, o dedicado aluno honorário os acompanha, obediente, disciplinado.

Para Pedro, ter o amigo de quatro patas por perto é algo especial. Ele disse gostar da liberdade que Dadinho tem para sair de casa e ir até a escola. “É importante deixar ele solto, porque se deixar ele preso, ele vai ficando agressivo. Ele não pode ficar agressivo. Se ele ficar agressivo, ele vem para a escola e morde todo mundo.”

E o ciúme? Nicolas concordou que ver todas as crianças brincando com o cachorrinho gera um pouquinho de insegurança, mas como ele está sempre se divertindo, isso é mais importante. E, no final das contas, é para a casa dos irmãos que ele volta para fazer ainda mais bagunça, no bom sentido.

Fonte: Reinaldo Silva - Da Redação

Compartilhe: