(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Lorena Garcia Nogueira foi a vencedora do concurso de redação deste ano
Foto: Ivan Fuquini
Lorena Garcia Nogueira foi a vencedora do concurso de redação deste ano Foto: Ivan Fuquini

JORNALISTA MIRIM

Da espera ao reconhecimento: aluna conta como foi vencer o concurso do Semeando Leitores

Neste ano, o projeto desenvolvido pelo Diário do Noroeste em parceria com a Secretaria de Educação de Paranavaí apresentou como desafio a produção de uma notícia

Lorena Garcia Nogueira é estudante do quinto ano na Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back, no Distrito de Graciosa, em Paranavaí. Junto com os colegas de classe, ela aceitou a missão de se tornar jornalista mirim, uma proposta do projeto Semeando Leitores, desenvolvido pelo Diário do Noroeste em parceria com a Secretaria de Educação.

O desafio de produzir uma notícia chegou aos 19 estabelecimentos de ensino da rede municipal, totalizando 956 alunos. Cada escola selecionou um texto para a grande final, e a cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (4), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). Estiveram presentes os estudantes finalistas e familiares, professores, diretores, profissionais da Secretaria de Educação e apoiadores do projeto.

As matérias finalistas passaram pelo crivo de uma comissão julgadora, e a de Lorena foi a vencedora. Ela escreveu sobre um fato curioso: o nascimento de um bezerro com cinco patas. O texto objetivo e o tema inusitado chamaram a atenção da banca de avaliação, e a menina conquistou como prêmio um notebook. A professora que orientou o trabalho, Jheniffer Mariano da Silva, recebeu R$ 1 mil. Veja no box a matéria na íntegra.

Cerimônia de premiação reuniu alunos, professores, profissionais da Seduc e representantes das empresas parceiras
Foto: Ivan Fuquini

Após ser anunciada como campeã do concurso de redação, a menina contou que a pesquisa, a apuração dos fatos e a confecção da matéria jornalística levaram aproximadamente uma semana. Ela conversou com algumas pessoas, contou com a ajuda de familiares e amigos e conseguiu reunir tudo o que precisava.

A jornalista mirim disse: “Foi um pouco difícil, teve que pegar muita informação, conseguir ajuda dos meus primos da minha família, dos meus professores, aí sim eu consegui fazer essa notícia”.

Depois de tudo pronto, veio a espera. “Fiquei muito ansiosa para ver se ia ganhar.” A incerteza deu lugar ao alívio assim que a redação de Lorena foi lida para o público presente na cerimônia de premiação. O sentimento da menina: “Muita alegria”.

A professora disse que propôs aos alunos da turma de Lorena que produzissem algo interessante, para chamar a atenção de quem estivesse lendo. “Quando ela veio para mim com essa notícia, questionei quanto aconteceu, onde aconteceu, e ela foi contando. E foi esse o resultado.”

Ver a aluna vencendo o concurso é o reconhecimento do trabalho desenvolvido em sala de aula. “É um trabalho que a gente faz ali, tão pequenininho, e a gente acha que vai ficar ali, mas tomou uma proporção muito grande.”

Bezerro nasce com 5 patas e surpreende moradores

Um caso raro e inusitado que aconteceu em uma fazenda na região de Paranavaí, no distrito de Graciosa, chamou a atenção dos moradores. No dia 10 de setembro de 2025, quarta-feira, nasceu um bezerro com uma malformação congênita que apresentava três membros dianteiros e dois traseiros.

De acordo com o estudante de medicina veterinária da Unifatecie, Jeferson de Souza Soares, situações como essas são extremamente raras em bovinos e pode ocorrer devido a alterações genéticas durante a formação do embrião. O fenômeno é conhecido como “polmelia”, presença de membros extras.

O campeiro da fazenda, Silvanei Soares, disse: “Fiquei surpreso ao ver o bezerro nascer daquele jeito.” E ao ser indagado sobre o acontecimento, o mesmo expressou sua falta de informação sobre essa situação: “Nunca tinha visto um acontecimento como este!”.

Apesar de todo esforço do campeiro logo após o nascimento, o bezerro não resistiu.

Malformação congênita é conhecida como polmelia, que é a presença de membros extras
Foto: Divulgação

Fonte: Reinaldo Silva - Da Redação

Compartilhe: