Os totens de segurança instalados em Paranavaí já estão em funcionamento. Os equipamentos contam com câmeras de monitoramento interligadas a um banco de dados que permite fazer reconhecimento facial, identificação de placas de veículos e até análise forense.
O sistema de vigilância será operacionalizado dentro da base da Guarda Civil Municipal, no terminal rodoviário de Paranavaí, todos os dias da semana, ininterruptamente. Caso seja necessário, as imagens captadas pelas câmeras poderão ser compartilhadas com as demais forças de segurança, tais como polícias Militar e Civil.

O contrato de locação dos totens de segurança tem duração de dois anos, com pagamento mensal de R$ 300 mil à Helper Tecnologia, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o gerente de operações da empresa, Cristiano Froeder, os serviços de manutenção estarão disponíveis 24 horas por dia, sempre que qualquer problema for detectado.
O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ademir Giandotti, explicou que a escolha dos pontos de instalação dos equipamentos levou em conta critérios técnicos, por exemplo, fluxo de pessoas, recorrência de atos de vandalismo e incidência de crimes.
Os totens estão nas praças dos Pioneiros, da Xícara e dos Expedicionários, no Jardim São Jorge; no Bosque Municipal; nos distritos de Sumaré e Graciosa; nos terminais urbano e interurbano; no calçadão da Rua Getúlio Vargas com a Souza Naves; e no trevo de entrada e saída da cidade.
De acordo com o prefeito Mauricio Gehlen, a instalação das câmeras de vigilância representa um grande avanço para a segurança pública. “Buscamos o que existe de melhor.” Segundo ele, esse é apenas o primeiro passo. “Estamos investindo muito para dar o que a cidade merece. Juntos, podemos fazer de Paranavaí a cidade que queremos.”




