(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Doar sangue é fundamental para salvar vidas
Foto: Alessandro Vieira/SESA
Doar sangue é fundamental para salvar vidas Foto: Alessandro Vieira/SESA

SALVAR VIDAS

Hemepar alerta para aumento de acidentes e queda de doações de sangue no fim de ano

Além do aumento da demanda por sangue, a queda no volume de doações chega a 30% no período de férias, um número representativo e que impacta nos estoques

O movimento nas estradas gerado pelo período de férias e festas de fim de ano reflete nas estradas com o aumento do número de acidentes. Além do impacto na vida das pessoas e famílias atingidas, eles também ampliam a necessidade de sangue nas unidades hospitalares para atender os feridos. Além da maior demanda por sangue, o Hemepar enfrenta uma queda em doações de até 30% nesta época, reduzindo os estoques.

O Hemepar atende 384 hospitais no Paraná e 96,6% dos leitos SUS do Estado. Todos os dias são enviados 700 hemocomponentes para os hospitais, que dependem do material para os atendimentos. O quantitativo neste começo do mês de dezembro ainda está estável, mas a proximidade das festividades já preocupa. As maiores necessidades são sempre para O positivo e O negativo.

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, lembra que, além das vítimas de acidentes, pacientes em tratamento de câncer e pessoas com doenças hematológicas crônicas, como a anemia falciforme e talassemias, podem ser impactadas pelas baixas nos estoques. Muitas delas precisam da transfusão de sangue a cada 20 dias, e a falta pode interromper tratamentos vitais.

“Além da necessidade de sangue para grandes procedimentos cirúrgicos e atender pessoas feridas, milhares de pessoas no Paraná precisam de transfusões regularmente para viver. A doação de sangue também garante o suporte para quem não pode interromper uma transfusão mesmo durante feriados”, disse.

A importância da doação vai além dos hospitais, pois parte do sangue coletado é fracionado em hemácias, plaquetas e plasma, que ajudam pessoas e também na produção de medicamentos. No entanto, elas têm prazos de validade curtos e precisam de reposição constante.

O número de doações no Paraná é considerado bastante significativo por todo ano e cresce anualmente. Em 2025, de janeiro até o início do mês de dezembro, foram de 232.039 doadores de sangue no Estado.

Quem pode doar

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

Doar sangue é fundamental para salvar vidas
Foto: Alessandro Vieira/SESA
 

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). O sangue retirado de um doador é reposto rapidamente pelo organismo e não causa nenhum prejuízo à sua saúde.

Veja onde doar

Hemonúcleo (HN) de Paranavaí – 14ª Regional de Saúde

Rua Rua Rio Grande do Sul, 2490, Centro

Atendimento ao doador: por ordem de agendamento da doação via internet ou pelos telefones (44) 3421-3588 – (44) 3421-3592 ou WhatsApp (44) 98817-1128

Horário de coleta: Segunda, terça, quinta e sexta-feira: das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30

Quarta-feira: das 7h30 às 11h.

Compartilhe: