REINALDO SILVA
Da Redação
O Projeto de Lei 239, em análise na Câmara de Vereadores de Paranavaí, institui o programa Wi-Fi Livre, que disponibiliza gratuitamente sinal de internet nos terminais urbano e interurbano e em praças, parques e pontos turísticos da cidade.
O objetivo, segundo o propositor, vereador Antonio Carlos Utrila, é promover inclusão digital e democratizar o acesso à informação, à cultura e ao conhecimento, além de servir como ferramenta educacional, de comunicação e de entretenimento. Consta do PL 239 que essa possibilidade favorece “a interação social e o desenvolvimento cidadão”.

Na justificativa do projeto de Lei, Professor Utrila também destaca que o sinal livre de Wi-Fi tornará os espaços públicos mais atrativos e modernos, incentivando o turismo a partir da oferta de conectividade a moradores e visitantes.
A implementação do programa se dará exclusivamente por intermédio de convênios, parcerias ou termos de cooperação, sem gerar qualquer ônus financeiro à administração municipal. Caberá às entidades parceiras a responsabilidade integral por implantar, operacionalizar e fazer a manutenção do serviço.
O sistema de internet gratuita terá dispositivos para restringir conteúdos ilícitos, tais como pornografia, apologia ao crime e quaisquer outros materiais que firam a legislação vigente.
“Diante de sua relevância”, argumenta Utrila, “esta iniciativa representa um passo decisivo para consolidar Paranavai como uma cidade conectada, moderna e inclusiva, fortalecendo a cidadania, o acesso à informação e a democratização da cultura digital”.




