REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que Paranavaí tem mais de 63.200 eleitores. O número está acima do registrado no pleito anterior, em 2020, quando o município tinha aproximadamente 62.300. Acréscimo de 1,3%. O resultado definitivo será conhecido no dia 1º de junho.
Entre os fatores que resultaram na elevação está a campanha de incentivo ao alistamento eleitoral para adolescentes de 16 e 17 anos, público para o qual o voto é facultativo. Nessa faixa etária, a quantidade de eleitores em Paranavaí passou de 277 em 2020 para 536, diferença de 93%.
Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício avaliou que a participação ativa dos jovens na política é fundamental para o fortalecimento da democracia. Com o título de eleitor em mãos, poderão votar em pessoas que representem seus interesses, por exemplo, educação, lazer, meio ambiente e emprego.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, comemorou o resultado. “Praticamente dobramos o número de eleitores jovens.”
Em março deste ano, foi lançado o projeto “OAB vai à escola – seu voto tem poder”, que levou informações a estudantes de Paranavaí e de Tamboara. Durante as visitas, os advogados conversaram sobre cidadania, direitos e deveres.
“Vários alunos fizeram o título de eleitor posteriormente. Plantamos uma semente nesses jovens, despertando o interesse em participar das eleições. Mostramos para eles que as decisões de cada um refletem no futuro”, disse Donizete dos Santos.
Neste ano, os brasileiros votarão para definir presidente e vice, senadores, deputados federais, governadores e respectivos vices e deputados estaduais. O primeiro turno será no dia 2 de outubro e, em caso de segundo turno, a votação será no dia 30 de outubro. Os eleitos assumirão em 1º de janeiro de 2023.
Serviços – A data limite para fazer o alistamento eleitoral e regularizar pendências com o TSE foi quarta-feira (4). Desde então, só é possível solicitar a segunda via do título de eleitor, nos casos em que o documento foi perdido ou extraviado. O pedido pode ser feito de forma presencial nos cartórios eleitorais ou por meios digitais. Uma das opções é utilizar o aplicativo e-título para telefones celulares.
A equipe do Cartório Eleitoral também está emitindo certidões circunstanciadas de quitação eleitoral. O documento é utilizado para regularizar o CPF, solicitar diploma e fazer matrícula em universidade ou outra instituição de ensino durante o período em que o cadastro eleitoral estiver paralisado.
Eventuais multas podem ser pagas a qualquer momento. A guia pode ser retirada presencialmente no cartório eleitoral ou pela internet.
O restante dos serviços eleitorais será retomado na segunda quinzena de novembro, após o período das eleições.