Não dá para negar os impactos da mudança do clima no Brasil: para 93% da população brasileira com 18 anos ou mais, o aquecimento global está acontecendo e, a cada 10 brasileiros, 7 acreditam que a ação humana é a causa principal. A pesquisa “Mudança do clima na percepção dos brasileiros”, que este ano chega à quarta edição, mostra ainda que 79% da população está preocupada ou muito preocupada com a mudança do clima.
No entanto, somente 23% dos brasileiros consideram que sabem muito sobre o aquecimento global e a mudança do clima e 42% consideram que sabem mais ou menos sobre o tema – entre os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos, a proporção dos que declaram que sabem mais ou menos é de 53%.
A pesquisa revela, ainda, que houve aumento da conscientização ambiental da população desde a última edição. Num cenário hipotético em que meio ambiente e economia estivessem em lados opostos, 80% da população afirma que é mais importante proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e menos empregos. Em comparação, em 2022, a proporção era de 74%.
“A pesquisa mostra que o Brasil é singular: comparando com outros países, nós temos poucos negacionistas, nós temos muitos segmentos da esquerda à direita muito preocupados com clima, e a percepção de que precisamos fazer algo é clara em toda a população. Inclusive, a COP30 teve repercussão nas pessoas e, em geral, a percepção foi de que o evento pode trazer contribuições efetivas para mudança do clima”, comenta Fabro Steibel, diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio).
Por meio de um questionário estruturado, as entrevistas foram realizadas por telefone, com 2.600 pessoas acima de 18 anos de todas as regiões do país, de diferentes níveis de escolaridade, sexo, faixas etárias, raça/cor, posicionamento político, classe socioeconômica e religião. A coleta de campo foi feita de 10 de outubro a 11 de novembro de 2025, a margem de erro total é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Impacto no dia a dia
Cerca de 9 em cada 10 brasileiros com 18 anos ou mais (94%) percebem que houve aumento no preço dos alimentos nos últimos anos, e mais da metade desses (65%) acreditam que isso é consequência do aquecimento global.
A percepção de que o regime de chuvas mudou significativamente também chama a atenção, mas varia conforme a região do país. Em média, 73% dos brasileiros percebem que as chuvas diminuíram, especialmente na região Centro-Oeste, onde a proporção chega a 83%. Já entre os estados do Sul, a percepção vai na direção contrária: 47% da população acredita que está chovendo mais, sendo que a proporção no total da população é de 29%.
Sobre
O Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio)
é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento de pesquisas e projetos sobre o impacto social, jurídico, cultural e político das tecnologias de informação e comunicação. Com mais de uma década de atuação nacional e internacional, o instituto se organiza no modelo de centro de pesquisa independente.
informações: https://itsrio.org




