(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
João Ravazzi se veste de Papai Noel e cultiva os sonhos das crianças há 52 anos
Foto: Gustavo Romano
João Ravazzi se veste de Papai Noel e cultiva os sonhos das crianças há 52 anos Foto: Gustavo Romano

NATAL

Papai Noel João Ravazzi transmite a magia do Natal a crianças e adultos de Paranavaí

REINALDO SILVA

Da Redação

As memórias compartilhadas na carta acima são reais e fazem parte da história de João Ravazzi, aposentado de 81 anos de idade, morador de Paranavaí há 73 anos.

Aos 29, quando ainda servia ao Exército, coronel o chamou e disse: “Hoje você não põe a farda”. Assustado, questionou: “Vai me mandar embora?”. E foi surpreendido: “Não, você vai ser nosso Papai Noel”. A proposta feita pelo superior teve como motivação a afinidade que tinha com as crianças.

Desde então, Natal após Natal, João Ravazzi vestiu as roupas do Bom Velhinho e manteve a tradição. Nesses 52 anos, parou apenas em 2020 e 2021, em razão da pandemia de Covid-19.

Já foi bombeiro, mas “não deu muito certo, era pouca a grana”. Depois trabalhou como vigilante de banco, profissão que exerceu até se aposentar. É casado, tem três filhos e três netos.

Pergunto como é ser Papai Noel. “Tenho uma alegria de abraçar elas, ver a inocência delas. Elas beijam a gente, elas agradam, elas puxam a barba da gente. Tenho uma alegria muito grande de atender as crianças.”

E por falar em barba, a de João Ravazzi é natural. Os cuidados incluem banhos de xampu para deixá-la macia e branquinha, “senão amarela tudo”. Ele prefere assim, porque já trabalhou com barba postiça, mas entra no nariz, entra na boca, e se as crianças puxam, o elástico machuca a orelha.

Assim que o período natalino termina, o aposentado se barbeia. Quando dezembro se aproxima, deixa os pelos faciais crescerem de novo para voltar a ser Papai Noel.

Vestido de Bom Velhinho, conversando com as crianças na Vila do Noel, instalada no pátio da Prefeitura de Paranavaí, João Ravazzi transmite a magia do Natal aos visitantes. Tornou-se um símbolo.

O recado de Papai Noel mistura agradecimento e motivação: “Quero agradecer a todas as crianças, principalmente os pais, as mães, os avós. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Ho, ho, ho”.

Compartilhe: