(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RETRATOS

Vacinação contra a febre aftosa

Texto: Adão Ribeiro

Pesquisa: Vera Longo

A coluna trata hoje de um grande desafio vencido pelo Paraná: o combate à febre aftosa no rebanho bovino. Para ilustrar, uma cena que deixou de existir no Estado em 2019 com a suspensão da obrigatoriedade de vacinar o gado. A imagem mostra o médico veterinário Carlos Costa Júnior no lançamento de mais uma campanha de vacinação, provavelmente na primeira década dos anos 2000.

A foto faz parte do acervo do Diário do Noroeste. Costa Júnior foi servidor público da Secretaria de Agricultura do Paraná, atuando na Agência de Defesa Agropecuária – Adapar.

Nas dezenas de entrevistas concedidas ao DN, o veterinário reiterava a importância da vacinação para a proteção de todo o rebanho. Igualmente falou por diversas vezes sobre a ação que tornou o estado área livre da Aftosa sem vacinação, agora com ainda mais empenho nas chamadas barreiras sanitárias para disciplinar o trânsito de animais vindo de outros estados.

O status de área livre sem vacinação agregou valor à carne bovina paranaense, inclusive com a abertura de novos e exigentes mercados. Costa Junior se aposentou em 2021.

Nota: Se você tem uma foto “daquele tempo”, envie para diariodonoroeste.com.br. Não esqueça de inserir os nomes das pessoas, o evento e a data.

Compartilhe: