(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
14ª Regional de Saúde de Paranavaí receberá 623 doses do imunizante - Foto: Sesa

SAÚDE

Para gestantes: Paraná recebe novas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório

Da Agência Estadual de Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) recebeu, nesta terça-feira (6), mais 27.600 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante é destinado às mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação. As doses, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, chegaram ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que fará a separação dos lotes para o envio, a partir de quinta-feira (8), às 22 Regionais de Saúde do estado.

Essa é a segunda remessa da vacina contra o vírus sincicial respiratório recebida pelo Paraná. Em 3 de dezembro de 2025 chegaram 37.120 doses, que imediatamente foram distribuídas aos municípios. A vacinação no Estado teve início em 5 de dezembro e já foram aplicadas 17.302 doses.

“Recebemos nesta terça-feira mais um lote das vacinas contra o vírus sincicial respiratório. As gestantes estão procurando pelas vacinas nos postos de saúde e isso é muito importante. Essa é uma vacina que foi incorporada ao Calendário Nacional, totalmente segura e gratuita, que protege o bebê nos primeiros seis meses de vida contra doenças como a bronquiolite”, disse Beto Preto, secretário de Estado da Saúde do Paraná.

O imunizante, que foi incorporado ao calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano, só estava disponível na rede privada a um custo médio de R$ 1,6 mil. Dentre as vacinas disponíveis no país, essa é a mais cara já incorporada ao Calendário de Vacinação.

A 14ª Regional de Saúde de Paranavaí receberá 623 doses do imunizante.

Dose única

A vacina é aplicada em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia. A gestante, ao ser vacinada, transfere anticorpos ao feto pela placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias.

O VSR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar.

De acordo com último Informe Epidemiológico de SRAG da Sesa, o VSR é identificado anualmente como um dos vírus mais prevalentes nas amostras testadas pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR), reforçando a importância da imunização preventiva.

Demais vacinas

A Sesa faz o alerta para que as mulheres realizem outras imunizações importantes durante o período de gestação. Elas precisam se proteger também contra doenças imunopreveníveis, como a hepatite B, influenza, Covid-19, difteria, tétano e coqueluche, assim como o VSR. O Paraná tem mais de 1.850 salas de vacinas distribuídas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos 399 municípios.

Compartilhe: