Monique Manganaro
Da Redação
O avanço de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico e a formação de um ciclone extratropical vão intensificar a instabilidade atmosférica em todo o Paraná neste fim de semana. No Noroeste, são esperadas pancadas de chuva no sábado (10) e domingo (11) e há, inclusive, risco de temporais localizados.
O meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), explica que nem a frente fria, nem o ciclone passarão sobre o estado. No entanto, o deslocamento dos fenômenos impacta o tempo em todos os setores.
A atuação dos sistemas vai favorecer diretamente o aumento da umidade. A junção com o clima quente presente no estado pode provocar eventos extremos em alguns pontos. “Essa combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, aquelas chuvas rápidas no período da tarde. Algumas vezes elas vêm associadas com queda de granizo, rajadas de vento moderados e ocasionalmente fortes, e bastante incidência de raios”, detalha Kneib.
Em Paranavaí, o tempo deve permanecer parcialmente nublado neste sábado, com pancadas de chuva a qualquer hora. Apesar de baixa, a possibilidade de tempestades para a região não está descartada, prevê o Simepar.
O acumulado de chuva esperado é de pouco mais de 14 milímetros. O calor continua, com temperaturas variando entre 22°C e 31°C.
No domingo, o tempo segue instável. Segundo o Simepar, a chuva perde força somente no Oeste e Sudoeste, enquanto nas demais regiões do estado a instabilidade pode ficar um pouco mais forte.
Para Paranavaí são esperados cerca de 13 milímetros de chuva. A condição de tempo instável diminui levemente as temperaturas, que vão variar entre 22°C e 28°C.
A segunda semana de janeiro deve começar com tempo instável no Noroeste, conforme previsão do Simepar. Na segunda-feira (12), Paranavaí pode ter mais de 10 milímetros de chuva. O clima segue mais ameno, com mínima de 22°C e máxima de 28°C.




