O Atlético Clube Paranavaí (ACP) inicia, na próxima semana, a pré-temporada para a disputa da Série B do Campeonato Paranaense de 2026, prevista para começar na última semana de fevereiro. A reapresentação do elenco está marcada para o dia 15, no Estádio Municipal Waldemiro Wagner.
O Diário do Noroeste entrevistou o diretor de futebol do ACP, João Severo, que explicou o planejamento para a temporada, a montagem do elenco e as possibilidades de acesso à Série A do Paranaense.
Segundo o diretor, o planejamento vem sendo feito de forma antecipada e estratégica e em alinhamento com o técnico Wanderley, que assume o comando da equipe após realizar um trabalho de destaque nas categorias de base.
“Estamos fazendo contato com todos os atletas que a gente pensa e que o Wanderley imagina para a equipe. Além disso, precisamos planejar a chegada desses jogadores, que se apresentam agora no dia 15”, disse o diretor.
O ACP inicia a pré-temporada com aproximadamente 24 atletas, sendo seis vindos das categorias de base. De acordo com o diretor, outros cinco ou seis jogadores devem chegar durante o período de preparação ou após início da competição.
Em relação ao grupo de jogadores que esteve no clube em 2025, poucos retornam para esta temporada. Apenas Gabriel e Gleydson, do elenco anterior, devem se apresentar.

O diretor explicou que a proposta para o elenco de 2026 é mesclar juventude e experiência. O grupo deve ser formado com até sete jogadores mais experientes e o restante, atletas entre 23 e 24 anos e da base do clube.
Severo também analisou que a Série B de 2026 promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. A entrada de clubes tradicionais e a transformação de equipes em SAF elevam o nível da competição, exigindo ainda mais organização e eficiência dos participantes.
“O nível subiu muito. Com equipes estruturadas e investimentos maiores, a dificuldade é maior do que no ano passado”, avaliou o dirigente.
Mesmo analisando um cenário de dificuldade, o dirigente afirmou que o clube precisa subir de divisão. “A gente tem que subir. Chegou a hora. Está mais difícil do que nos outros anos, mas nós temos que subir.”
Na primeira fase, o ACP terá cinco jogos em casa e quatro fora. A estratégia passa por fazer valer o mando de campo no Waldemiro Wagner e somar o maior número de pontos como visitante para garantir a classificação para as fases seguintes.
Para aproveitar o fator casa, Severo destacou que a torcida tem um papel fundamental. “Vamos precisar muito do nosso torcedor. Do apoio da população de Paranavaí e da região para que a gente conquiste os resultados em casa e busque o acesso”, finalizou.
O ACP estreia na Série B jogando em casa contra o Araucária. A partida deve acontecer no dia 28 de fevereiro ou 1ª de março.




