A UPA de Paraíso do Norte recebeu, nesta semana, a visita do prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Antônio Nardi. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do pronto atendimento do município, que deve servir como modelo para a implantação de duas novas Unidades de Pronto Atendimento em Maringá, nas zonas Leste e Oeste do município.
A visita reforça o protagonismo regional de Paraíso do Norte na área da saúde pública e consolida a UPA local como referência em estrutura, organização e resolutividade no atendimento de urgência e emergência. A unidade foi o primeiro pronto atendimento projetado pelo Governo do Estado que já está em funcionamento e vem sendo apresentada como modelo para municípios interessados em ampliar ou qualificar esse tipo de serviço.

Unidade nasceu como referência estadual
Segundo o prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto, o projeto foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e pensado para atender com eficiência diferentes níveis de gravidade. “A estrutura física da unidade foi projetada em um sistema integrado, no qual a triagem, consultas, leitos de observação e encaminhamento são organizados de forma harmonizada e eficiente. E a entrada e saída de pacientes graves não interferem no atendimento de menor gravidade”, explicou.
Ainda de acordo com Vizzotto, o modelo pode ajudar grandes centros a reorganizarem sua rede de atendimento. “Maringá tem uma gestão plena da Saúde, mas acredito que UPAs de menor porte em pontos estratégicos podem desafogar os atendimentos de urgência e emergência, além de encaminhar os casos mais graves para hospitais de referência”, disse.
Ampliação de serviços e alta resolutividade
O prefeito de Paraíso do Norte também ressaltou os avanços contínuos na estrutura da unidade. “Estamos finalizando a instalação de Raio X digital e vamos iniciar a implantação de ultrassom. Estas medidas, somadas aos equipamentos de emergência como desfibriladores e respiradores, vão possibilitar atendimento de alta resolutividade ao pronto atendimento, ajudando a desafogar os centros regionais que estão superlotados. Isso também vai dar mais conforto à população, que não vai precisar mais se deslocar para este tipo de atendimento”.
Para ele, o reconhecimento estadual e regional reafirma a importância do investimento realizado. “Trabalhamos duro junto com a Secretaria Estadual da Saúde neste projeto, e ter a recomendação do Beto Preto como referência acaba reafirmando a importância desta obra fundamental para a nossa população”.
Vizzotto também destacou o papel da equipe de profissionais e o fortalecimento do SUS no município. “Nossa equipe de profissionais da saúde é qualificada e sabe o valor do SUS. Pela primeira vez na história da nossa cidade temos o atendimento púbico completo da saúde básica até a urgência e emergência”.
Maringá confirma UPA como modelo
Nas redes sociais, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, comentou a visita e elogiou a estrutura da unidade. “Nós temos o compromisso de construir duas UPAS, zona Leste e zona Oeste, e a gente veio aqui em Paraíso do Norte para conhecer esse equipamento que o prefeito Beto está mostrando, que é fantástico”, disse. Ele ainda elogiou a estrutura de mais de 800 metros quadrados, chamando de “um equipamento de primeira categoria”.
Ainda segundo Barros, o governador Ratinho Junior se colocou à disposição de Maringá. “Como eles sabiam que a gente queria construir as duas UPAS, falaram pra ir lá conhecer e disseram que se o mesmo projeto servir [para Maringá] podemos contar com a parceria do Governo do Estado de novo”, afirmou.
O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Nardi, também destacou positivamente a experiência. “Serve e supera o que a gente esperava enxergar. Então parabéns para o prefeito, demonstrando o compromisso de entrega para a população.”
Na legenda da publicação do vídeo, Silvio Barros reforçou que o projeto faz parte dos compromissos assumidos ainda na campanha. “Desde o primeiro dia da nossa gestão, eu e toda a equipe da Saúde estamos trabalhando para tirar esse projeto do papel. Com parcerias importantes com os governos estadual e federal, vamos iniciar as obras ainda no primeiro semestre de 2026”, complementou.




