(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Técnicos da Itaipu Binacional se reuniram com representantes de instituições socioassistenciais do Noroeste - Foto: Ivan Fuquini

PARANAVAÍ E REGIÃO

Iniciativa da Itaipu Binacional libera recursos a organizações sociais

Objetivo é garantir a compra de veículos e equipamentos para fortalecer o trabalho nas cidades

Entidades assistenciais de Paranavaí ou de municípios do Noroeste com interesse em obter recursos para compra de equipamentos e veículos têm até 20 de fevereiro para submeter projetos ao Edital de Fortalecimento das Organizações Sociais, da Itaipu Binacional. A iniciativa do programa Itaipu Mais que Energia visa fortalecer organizações e causas com poder de transformação social nas áreas de atuação da usina. 

Nesta sexta-feira (23), técnicos da Itaipu Binacional estiveram em Paranavaí para uma conversa com os representantes de instituições socioassistenciais da Região Noroeste. O objetivo era apresentar o processo de cadastro e submissão de projetos ao edital. 

O Edital 01/26 prevê a distribuição de R$ 100 milhões para projetos que contemplem atividades em três grandes eixos: Desenvolvimento Comunitário, Produção Sustentável e Saúde e Bem-Estar Social. Para isso, é necessário que as entidades trabalhem em uma das oito linhas de atuação definidas: 

  • Educação;
  • Esporte e cultura;
  • Gênero, raça e diversidade;
  • Economia solidária;
  • Bioeconomia, economia circular e inovação;
  • Segurança alimentar e agroindústria; 
  • Promoção do bem-estar social comunitário;
  • Promoção à saúde e bem-estar social.

Participação

Podem participar instituições dos 399 municípios paranaenses e dos 35 do Mato Grosso do Sul onde a Itaipu Binacional está presente, desde que sigam alguns critérios. De acordo com a iniciativa, o edital está aberto a organizações sem fins lucrativos, com mais de dois anos de constituição, que integrem uma das linhas de atuação e que não tenham sido contempladas no Edital 01/24. 

Para este ano, os recursos obtidos por meio do edital do Itaipu Mais que Energia poderão ser utilizados na aquisição de equipamentos, veículos, mobiliário e dispositivos fotovoltaicos. 

De acordo com a assessora da Diretoria Geral da Itaipu Binacional, Zuleide Maccari, a visita a Paranavaí serviu para esclarecer possíveis dúvidas das instituições no processo de submissão dos projetos. “O nosso maior problema é que as instituições não estão preparadas para acessar, para fazer cadastro, para colocar orçamentos dentro de uma plataforma dentro de um sistema. E aí a gente percebeu todas as dificuldades que a gente teve em 2024 e 2025 e a gente está fazendo uma força-tarefa de chegar na base, conversar com essas pessoas”, explicou. 

Zuleide Maccari, assessora da Diretoria Geral da Itaipu Binacional, apresentou a iniciativa às entidades
Foto: Ivan Fuquini

Zuleide reforçou que, além do tradicional trabalho desenvolvido pela Itaipu, a hidrelétrica se preocupa em prestar assistência ao terceiro setor, visando um desenvolvimento econômico, social e ambiental em todo o território. “Melhorar a qualidade de vida das instituições organizadas. A Itaipu construiu estradas, pontes, a vida inteira, mas a gente precisa cuidar mais do que isso. Nós precisamos cuidar da pessoa, daquele que realmente faz o trabalho. Esse é o nosso maior objetivo”, disse. 

Fonte: Monique Manganaro - Da Redação

Compartilhe: