O prefeito de Mirador, Fabiano Travain, assinou a ordem de serviço para a construção do Portal Turístico de acesso ao município, que será implantado às margens da PR-559. A obra marca um novo momento para a cidade, que até então não possuía um portal de entrada, e passa a investir em identidade visual, valorização do turismo e fortalecimento da imagem do município.
O projeto contempla a execução completa da estrutura do portal, incluindo serviços preliminares, sinalização viária temporária, infraestrutura, superestrutura, alvenaria, estrutura metálica, instalações elétricas, revestimento de paredes e piso, pintura, acessórios, sinalização do portal, paisagismo e limpeza final. O valor estimado do investimento é de R$ 461.511,76, com prazo de execução de 180 dias.
Segundo o prefeito Fabiano Travain, a construção do portal atende a uma demanda histórica do município. “Mirador não tem nenhum portal de entrada, é um dos poucos municípios que não possuem. O portal é como se fosse a identidade do município. A pessoa, quando lembra de alguma cidade, principalmente quando a cidade é pequena, já lembra do portal, de como é a identidade visual daquele lugar”, afirmou.

Ainda de acordo com o prefeito, o projeto foi cuidadosamente pensado para representar a essência de Mirador. “A gente, com muito orgulho, aprovou o projeto, fez a licitação da obra e já autorizou a empresa a começar. O portal vai ficar na PR-559, um pouco antes de chegar na cidade, no local que o DER autorizou. Queríamos mais próximo, mas por ser perto de ponte e curva, não tivemos essa autorização”, explicou.
Portal inspirado na pesca esportiva
O conceito do portal está diretamente ligado à principal vocação turística do município. “O portal geralmente liga alguma coisa que existe na cidade à identidade do município. E o nosso é voltado para a pesca. Temos um grande patrimônio, que é o Rio Ivaí, com a Corredeira de Ferro, que é um dos melhores locais para pesca esportiva do Dourado. Correlacionamos a pesca esportiva com o portal em um projeto inovador, que vai mudar a entrada da nossa querida Mirador”, destacou Travain.
Sobre o cronograma, o prefeito informou que a empresa já está autorizada a iniciar os trabalhos. “O prazo de execução é até meados de junho ou julho deste ano para a obra ficar pronta. A empresa deve iniciar os trabalhos em cerca de dez dias”, afirmou.
O investimento é viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu, com recursos do Ministério do Turismo do Governo Federal, reforçando a importância da parceria institucional para o desenvolvimento de Mirador.




