(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Aldo Bona apontou estratégias que considera efetivas para a valorização da universidade pública - Foto: Ivan Fuquini

EDUCAÇÃO

Risco de apagão na formação de professores preocupa secretário estadual de Ensino Superior

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, manifestou preocupação com o que chamou de “risco de apagão na formação de professores”. Disse: “Esse é um desafio nacional e nós temos debatido há tempos junto às nossas universidades”.

Segundo ele, as instituições enfrentam dificuldades para preencher vagas nos cursos de licenciatura, e o cenário exige adaptações.

“A gente costumava considerar isso como um problema da educação privada. Nos últimos anos, isso se mostrou uma realidade também para a educação pública. E a universidade precisa necessariamente se reinventar.”

Não se trata apenas de investir em divulgação para atrair mais alunos. Na avaliação do secretário, as instituições de ensino superior precisam acompanhar as mudanças aceleradas pelas quais a sociedade passa.

Conforme argumentou, os recursos tecnológicos são cada vez mais fartos e se renovam constantemente, “então, como querer que a universidade seja considerada interessante pela juventude, com métodos antigos, arcaicos, tradicionais e com currículos muito carregados?”, questionou. A solução apontada pelo secretário é flexibilizar e dinamizar.

Bona destacou que por muito tempo as instituições priorizaram cursos de formação de professores, como é o caso da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que inclui o campus de Paranavaí. “Hoje, a gente precisa remanejar um pouco nossas vagas internamente e abranger outras formações.” A estratégia seria determinante para valorizar também as licenciaturas.

Ensino a distância

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior citou o marco regulatório do ensino a distância, em vigor desde 2025 por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os regramentos mais rígidos, disse Bona, terão como consequência “um novo olhar também para os cursos presenciais”.  

A tendência é diminuir a concorrência desleal. “A atividade de educação a distância será feita por instituições sérias. As instituições caça-níqueis terão dificuldade de responder a essa regulamentação. Sem estrutura nenhuma e sem o acompanhamento adequado que a EAD requer, deixarão de existir. Como consequência, teremos um retorno da atratividade pelos cursos presenciais, sobretudo nas universidades públicas.”

Reitoria

A entrevista com o secretário foi na última sexta-feira (23), quando ele esteve em Paranavaí para assinar a ordem de serviço para a construção da nova sede da reitoria da Unespar.

A solenidade contou com a presença da reitora Salete Paulina Machado Sirino e do sócio-proprietário da BC Construtora, empresa que executará as obras, Douglas Maycon Colpo. Também participaram servidores da Unespar e lideranças da sociedade civil.

Conforme consta do projeto, a área construída terá 3.003 metros quadrados. O terreno fica perto do campus universitário e foi doado pela Prefeitura de Paranavaí em 2019. O investimento é de R$ 8,1 milhões. O prazo para conclusão é de 16 meses.

Fonte: Reinaldo Silva - Da Redação

Compartilhe: