O pré-candidato ao governo do Paraná nas eleições de 2026 e deputado estadual Requião Filho (PDT) esteve em Paranavaí para participação de evento suprapartidário na noite da última terça-feira (27). Na manhã desta quarta-feira (28), o parlamentar visitou o Diário do Noroeste e falou das suas propostas para a eventual futura gestão. Ele defendeu propostas de longo prazo e antecipou que o programa de governo será debatido com toda a comunidade.
Requião Filho destacou que Paranavaí sediou a primeira reunião oficial do ano com vistas à construção de propostas e também de prestação de contas do mandato na Assembleia Legislativa. Ele se elegeu pela primeira vez em 2014 e está no terceiro mandato consecutivo.
O evento aberto ao público, realizado na sede do Sindicato dos Bancários, teve ainda a apresentação da pré-candidatura a deputado estadual de Beto Vizzotto, prefeito de Paraíso do Norte. Contou com a participação de lideranças paranaenses, incluindo o também deputado estadual Arilson Chiorato, presidente do Diretório Estadual do PT.



O político opinou que é preciso pensar o Paraná para os próximos 40, 50 anos e não apenas adotar medidas imediatistas e com efeitos de curtíssimo prazo. O político fez críticas ao modelo de administração de empresas públicas, gestão de rodovias e privatizações.
Ele elogiou o formato da reunião em Paranavaí que contou com a participação de lideranças, movimentos sociais e políticos, além da população em geral. “Não estamos impondo candidatura”, resumiu, complementando que nesses eventos tem levado a própria visão do Estado.
Aliança
Requião Filho informou que o grupo da comunidade trabalha em todo o Paraná para construir uma ampla aliança com até dez partidos. Na pauta, a definição do candidato a vice-governador e postulantes ao Senado. Neste ano serão duas vagas para senadores. A ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, deve postular uma das cadeiras pelo PT, integrante da federação PT, PV e PcdoB.
Raízes e convicções
O deputado citou ainda a trajetória na vida pública iniciada com o pai, o ex-governador Roberto Requião, 84 anos. Requião, o pai, permanece na ativa e deve disputar uma cadeira de deputado federal nas próximas eleições. O deputado estadual analisou que o pai tem muito a contribuir para a construção de uma visão nacionalista e que leve em conta o Brasil por inteiro.
Sobre a aliança com o PT formada no Paraná, Requião Filho advertiu que não se trata de abrir mão de convicções ou de críticas, mas de defender a democracia, que, conforme avaliou, mostrou-se frágil com a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
Noroeste
Especificamente sobre o Noroeste do Paraná, Requião Filho defendeu propostas para o agronegócio, aliadas ao desenvolvimento industrial. Citou casos de agroindústrias de sucesso em Paranavaí e em outras cidades.
Como lembrou o postulante, a macrorregião tem cerca de 600 mil pessoas e, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é a região que mais cresce no Paraná em termos populacionais. Um dos desafios, portanto, é fazer frente às necessidades dos moradores nas áreas de educação, emprego e qualidade de vida. Ele reforçou ainda a necessidade de medidas estruturantes de longo prazo.
O deputado Requião filho foi recebido no Diário do Noroeste pelo diretor-geral Sérgio Carvalho e por Guto Costa, diretor operacional. A entrevista completa pode ser assistida no canal do YouTube do jornal.



