Respeitar a faixa de pedestres é mais do que obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro: é um gesto de cidadania, empatia e respeito à vida. A sentença estampada na Indicação 3/2026, do vereador de Paranavaí Antonio Marcos Sampaio, é um convite à reflexão – tanto para condutores de veículos quanto para quem anda a pé.
O texto apresentado pelo parlamentar na sessão ordinária de segunda-feira (2) sugere à administração municipal que promova ações educativas contínuas para reforçar a obrigatoriedade legal e moral do uso correto da faixa de pedestre.
Na avaliação de Sampaio, é necessário estimular a mudança de comportamento de toda a população e construir uma cultura que priorize a segurança e a convivência harmoniosa no trânsito.
“Em cidade como Campo Mourão, Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas, parar na faixa já faz parte da cultura local. Isso é resultado de educação contínua, campanhas de conscientização e organização viária inteligente, com faixas posicionadas de forma estratégica para garantir segurança sem prejudica a fluidez do trânsito”, justifica o vereador.
Ao defender a criação da campanha “Paranavaí respeita o pedestre”, ele detalha a experiência que teve recentemente em Balneário Camboriú (SC). “Por toda a cidade, as pessoas param na faixa de pedestre. Fui perguntar para alguns moradores e disseram que essa campanha começou há mais ou menos 10 a 15 anos, envolvendo a imprensa, os gestores, prefeito e vereadores.”
O resultado, garante Sampaio, é que quase 100% das pessoas param na faixa de pedestre. “Eu disse: ‘por que a nossa cidade não pode também ter essa ideologia de respeitar o pedestre e o pedestre também respeitar os motoristas?’”
O vereador pretende se reunir com o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ademir Giandotti, para tratar sobre o assunto e levar a ideia da campanha adiante. É preciso incentivar boas práticas a partir de políticas públicas eficientes, argumenta o vereador.




