REINALDO SILVA
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As vendas para o Dia das Mães cresceram 17,16% no comércio de Paranavaí em relação ao ano passado. Na comparação com 2020, início da pandemia de Covid-19, a variação foi de 28,53%.
O resultado “foi muito bom”, avaliou o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli. “Tivemos o melhor desempenho dos últimos quatros anos”, assegurou.
Há dois anos, quando a pandemia fazia as primeiras vítimas pelo Brasil, uma série de medidas restritivas foi adotada com o intuito de conter o avanço do coronavírus. Em Paranavaí não foi diferente e as regras limitaram a circulação de pessoas nas lojas da cidade.
Mesmo após a retomada das atividades comerciais, em 2021 ainda havia incertezas sobre o avanço da pandemia. Então, o esquema de vacinação tinha alcançado pequenas parcelas da população. Em abril, mês anterior ao Dia das Mães, 82.266 morreram em todo o país por complicações da Covid-19.
A mudança nas condições sanitárias a partir do segundo semestre do ano passado permitiram que as pessoas saíssem de casa com segurança e voltassem às compras de forma presencial.
A queda nas temperaturas no início de maio deste ano também contribuiu para os números favoráveis registrados no comércio de Paranavaí às vésperas do Dia das Mães, comemorado no último domingo (8). “Creio que manteremos alta nos próximos dias em virtude do frio”, avaliou Scarabelli.
Em médio prazo, a expectativa é que o volume de comercialização siga em alta. Mesmo assim, “continua no radar a preocupação com a inflação e as eleições”, ponderou o gerente da Aciap.
Em 2021, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 10,06%. Economistas projetam inflação na casa dos dois dígitos também em 2022. Além disso, o processo eleitoral traz incertezas quanto aos rumos da economia do país. As eleições deste ano definirão presidente e vice, senadores, deputados federais, governadores e respectivos vices e deputados estaduais.