Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MOBILIDADE URBANA

Projeto que regulamenta uso de patinetes elétricas em Paranavaí segue em análise no Legislativo

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ademir Giandotti, objetivo é estabelecer regras que garantam mais trafegabilidade em ruas e avenidas

Há pouco mais de três meses, em outubro de 2025, a Prefeitura de Paranavaí apresentou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que regulamenta o uso de patinetes elétricas nas vias urbanas. Conforme destacou o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ademir Giandotti, a ausência de regras gera riscos, conflitos e dificuldades na fiscalização.

O texto em análise no Legislativo estabelece critérios de circulação, locais permitidos e limites de uso; define as responsabilidades dos condutores; facilitar a atuação da Diretoria de Trânsito e da Guarda Municipal; e promove trafegabilidade com organização e equilíbrio.

“É importante destacar que o projeto não proíbe, mas orienta o uso desses veículos, alinhando o município às boas práticas já adotadas em outras cidades brasileiras”, diz o secretário.

Trata-se, segundo ele, de uma medida que valoriza a mobilidade urbana moderna, sem abrir mão da preservação da vida, do respeito às leis de trânsito e da convivência harmoniosa entre todos que utilizam o espaço público.

O projeto de lei aguarda parecer jurídico para seguir às comissões parlamentares permanentes. Não havendo qualquer impedimento, será colocado em votação. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Augusto Pereira de Lima, a expectativa é que a proposição seja apreciada em plenário até março deste ano.

“A discussão na Câmara”, avalia Giandotti, “reforça o compromisso com a segurança, a responsabilidade e o planejamento urbano, sempre ouvindo a sociedade e buscando o melhor para o município”.

O que diz o projeto

A proposta da administração municipal é especificar locais permitidos para o tráfego de patinetes elétricas observando os limites de velocidade:

•              calçadas e passeios, quando houver autorização – até 6 km/h

•              ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas – até 20 km/h

•              vias urbanas com velocidade máxima de 40 km/h – até 20 km/h.

Caso o projeto de lei seja aprovado, tornam-se obrigatórios o capacete de segurança, independentemente do local de tráfego, e a sinalização manual ou eletrônica para indicar mudança de direção ou intenção de manobra.

Projeto de lei define uma série de regras, inclusive para o estacionamento do veículo em espaços públicos e privados
Foto: Ivan Fuquini

Um ponto de destaque é a determinação de 16 anos como idade mínima para conduzir patinetes elétricas em Paranavaí. Também passam a ser proibidos o uso de fones de ouvido conectados a equipamentos sonoros e o transporte de passageiros.

As regras incluem, ainda, a instalação de indicador ou sinalizador eletrônico de velocidade, de campainha ou dispositivo sonoro de advertência e de sinalização noturna dianteira, traseira e lateral.

Em relação ao estacionamento, deverá ser realizado de maneira organizada e planejada, sem obstruir calçadas, acessos de pedestres, entradas de edifícios, rampas de acessibilidade ou vagas devidamente sinalizadas para veículos automotores.

Penalidades

O descumprimento de qualquer disposição prevista no projeto de lei sujeitará o infrator a uma série de penalidades, por exemplo, advertência por escrito, na primeira infração de natureza leve, a critério da autoridade de trânsito; apreensão da patinete elétrica; e multa no valor de R$ 300, aplicada em dobro em caso de reincidência no período de 12 meses.

O condutor que tiver o equipamento apreendido poderá reavê-lo em até 90 dias, desde que comprove a propriedade ou a posse legítima e assine o termo de responsabilidade pelo uso adequado.

A fiscalização e a aplicação da lei serão de competência da Diretoria de Trânsito e da Guarda Civil Municipal de Paranavaí, ambas ligadas à Secretaria de Segurança e Trânsito.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação

Compartilhe: