“Conheço você de outros carnavais”. Quem lê essa introdução certamente já ouviu a famosa expressão com algumas variáveis a depender da situação. No caso das fotos que publicamos hoje, o sentido é literal. Paranavaí viveu essas cenas em outros carnavais (e muitos).
Para marcar a data, recorremos inicialmente a uma imagem publicadas pelo Diário do Noroeste no dia 25 de fevereiro de 1993. O folião é o artista paranavaiense Dorival Torrente. Ele desfila com a companheira inseparável, uma boneca de pano cujos pés ficavam amarrados ao artista, um “casal bem entrosado”.

Como escreveu o jornalista Reinaldo Silva em matéria publicada na edição 1º de março de 2025 se referindo a uma imagem semelhante com os mesmos personagens, “Juntos, criador e criatura desfilavam em um só ritmo pelas ruas de Paranavaí durante os carnavais…”.
Dorival Torrente foi um dos fundadores do Bloco dos Sujos, na década de 1980, trabalho em parceria com o Sesc. A segunda foto mostra uma espécie de comissão de frente ou abre-alas, de 1995. Na época da fundação “Dos Sujos” também havia a pioneira Escola do Biga e o Bloco da Binidita. Na sequência surgiu o “Água do Cachorro Louco”, que fez sucesso por essas bandas com uma bateria bem afinada.
Sem contar os bailes nos clubes, uma verdadeira mobilização especialmente nos salões do Campestre e do Harmonia completamente lotados. O tempo passou, a folia mudou. Ainda assim, tem muita festa em Paranavaí e toda a região durante o “Reinado de Momo”.Nota: Se você tem uma foto e queira compartilhar, envie para paranavai@diariodonoroeste.com.br. Importante citar o evento, a data e os nomes das pessoas. Quem preferir também pode entregar a foto na recepção do DN em horário comercial.




