Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Toshikazu Takahashi passa a ser nome do museu

HOMENAGEM

Museu de Paranavaí passa a ser denominado Toshikazu Takahashi

Os vereadores da Câmara de Paranavaí aprovaram por unanimidade, em segunda discussão, o Projeto de Lei n.º 162/2025, que denomina o Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico Toshikazu Takahashi, primeiro fotógrafo profissional da cidade. A decisão foi tomada em reunião na última quinta-feira (19).

A proposta do vereador Gabriel Luiz visa homenagear quem registrou com suas mãos e seus olhos, por meio da fotografia, a formação social, cultural e histórica de Paranavaí, contribuindo de forma decisiva para a preservação da memória local.

“Toshikazu Takahashi não apenas fotografava. Ele documentava sonhos, registrava conquistas e transformava momentos simples em memória permanente. Seu olhar atento acompanhou o crescimento urbano, as transformações culturais e os rostos que ajudaram a construir a identidade paranavaiense. Mais do que fotógrafo, Takahashi foi cronista visual de uma cidade em construção, e agora, oficialmente, seu nome passa a fazer parte definitiva da própria história que ajudou a eternizar”, disse Gabriel.

De acordo com a justificativa, “o Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico Toshikazu Takahashi passa a carregar não apenas um nome, mas um legado. Um legado de sensibilidade, pioneirismo e compromisso com a preservação da história”.

Nascido em 1911, em Shizuoka, no Japão, Takahashi imigrou para o Brasil em 1930, acompanhado de seus pais e irmãos. Adquiriram um sítio no interior paulista, dedicado ao cultivo do café. Chegou e se estabeleceu na Fazenda Velha Paranavaí em 1949, com a esposa Shizuko Taniguchi e os filhos, atuando primeiro no ramo de hotelaria e depois inaugurou o primeiro estúdio fotográfico, denominado Foto Takahashi, que passou a se chamar Foto Central.

Durante a década de 1950, suas lentes capturaram momentos decisivos da história de Paranavaí. Registrou as primeiras fotos aéreas, a construção da estação rodoviária, dos primeiros edifícios públicos e privados, além de ruas, praças e eventos comunitários. Aposentou-se em 1974, deixando consolidada sua trajetória como pioneiro e referência da fotografia em Paranavaí, falecendo em 1991.

Compartilhe: