Em Paranavaí, no Noroeste do Estado, o Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia contra três pessoas pelo crime de lavagem de dinheiro. Os denunciados – um homem e duas mulheres – são ligados a uma facção criminosa que atua em presídios paranaenses.
Investigação do MPPR apurou que os três franquearam suas contas bancárias para a organização criminosa realizar movimentações financeiras, fornecendo senhas, cartões e acessos a aplicativos bancários. As ilegalidades foram constatadas com a quebra de sigilo das contas, que apontou diversas transações típicas do processo de lavagem de dinheiro, como depósitos em espécie não identificados, saques e transferências sequenciais e operações na modalidade PIX. Foi determinado pela Justiça o bloqueio das contas, que tinham saldo aproximado de R$ 60 mil.
Caso sejam condenados, os denunciados estarão sujeitos a penas de até dez anos de prisão, além da perda dos valores sequestrados judicialmente. A denúncia foi recebida pela 1ª Vara Criminal de Paranavaí.