Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Comércio vive dias de análise de cenário Foto: Ari Dias/AEN

ECONOMIA

Varejo do Paraná recua 1,49% em 2025 apesar do bom desempenho nas vendas de Natal

Pesquisa da Fecomércio PR mostra que poucos segmentos cresceram no ano e em apenas duas regiões registraram alta no volume de vendas

O comércio varejista do Paraná encerrou 2025 com retração de 1,49% no volume de vendas em relação a 2024, conforme aponta a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Nem mesmo o bom desempenho das vendas de Natal, que registraram alta de 8,14%, foi suficiente para compensar o baixo fluxo ao longo do ano.

Entre os segmentos analisados, as lojas de departamentos foram o principal destaque positivo, com crescimento de 13,02% nas vendas no acumulado de 2025 frente ao ano anterior. Também apresentaram variações positivas, embora mais moderadas, os supermercados (0,59%), concessionárias de veículos (0,50%) e combustíveis (0,37%).

Por outro lado, diversos segmentos relevantes do varejo registraram queda nas vendas. Os recuos mais expressivos ocorreram nos setores de móveis, decoração e utilidades domésticas (-11,10%), calçados (-10,33%), materiais de construção (-9,01%) e vestuário e tecidos (-8,13%).

Desempenho regional

A análise regional mostra que apenas duas regiões do estado apresentaram crescimento nas vendas ao longo de 2025. Ponta Grossa registrou alta de 0,74% no acumulado do ano, seguida pela região Sudoeste, com avanço de 0,10%.

Nas demais regiões, o desempenho foi negativo. Em Curitiba e Região Metropolitana, as vendas recuaram 0,21%. Em Londrina, a queda foi de 2,80%, enquanto no Oeste o recuo atingiu 3,35%. Maringá apresentou a maior retração entre as regiões analisadas, com redução de 4,07%.

Natal positivo

Considerado a melhor época do ano para o varejo, o período natalino apresentou resultado positivo em 2025, com crescimento de 8,14% nas vendas em comparação ao mês anterior. Ainda assim, o desempenho ficou ligeiramente abaixo do registrado no Natal de 2024, com recuo de 0,34% na comparação anual.

As lojas de departamentos se destacaram no período, com aumento de 19,40% nas vendas. No entanto, segmentos tradicionalmente associados à compra de presentes de Natal apresentaram retração, como vestuário e tecidos (-5,74%) e calçados (-4,17%).

De acordo com a análise da Fecomércio PR, um dos fatores que ajuda a explicar esse comportamento é o avanço das compras pela internet. A sondagem de Natal realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR em 2025 apontava que 48,2% dos consumidores iriam adquirir presentes no comércio eletrônico, enquanto 47,1% indicaram o comércio de rua como principal local de compra.

Compartilhe: