Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O embaixador Noguchi Yasushi em visita ao governador Ratinho Junior Foto: Jonathan Campos/AEN

LAÇOS

Embaixador do Japão faz primeira visita ao Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (27), no Palácio Iguaçu, a visita oficial do embaixador do Japão no Brasil, Noguchi Yasushi. Este foi o primeiro compromisso institucional do diplomata em território paranaense desde que assumiu o posto em dezembro de 2025. O momento reforça a aproximação entre o Estado e o país asiático.

O governador destacou que o Paraná mantém uma relação histórica com o Japão, sustentada tanto pela presença de uma expressiva comunidade nipo-brasileira quanto pelo ambiente favorável aos negócios. “O Paraná tem uma ligação muito forte com o Japão, não só pela cultura e pela história, mas também pela confiança construída ao longo dos anos. Isso se reflete no interesse crescente de empresas japonesas em investir no nosso Estado, gerando emprego e desenvolvimento”, afirmou.

O embaixador destacou a importância da relação com o Paraná e o impacto da presença japonesa no desenvolvimento regional. “O Estado do Paraná é muito importante para o Japão, pela presença da comunidade nikkei, que tem muita história e contribui para o desenvolvimento. Também estamos orgulhosos dos investimentos de empresas japonesas no Paraná, que estão criando empregos de qualidade. Ficamos muito felizes com essa relação entre o Japão e o Estado do Paraná”, salientou.

O embaixador Noguchi Yasushi em visita ao governador Ratinho Junior
Foto: Jonathan Campos/AEN

Relações

Em 2025, Brasil e Japão celebraram o 130º aniversário das relações diplomáticas, marco que também foi reconhecido como o Ano do Intercâmbio da Amizade entre os dois países. No Paraná, essa conexão é ainda mais evidente, já que o Estado abriga a segunda maior colônia japonesa do Brasil, com cerca de 220 mil descendentes.

As relações comerciais entre o Paraná e o Japão seguem em expansão. Em março de 2026, as exportações paranaenses para o país asiático cresceram 151,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Japão se destaca como um parceiro estratégico, adquirindo principalmente carne de frango, soja e café, enquanto exporta ao Estado produtos industrializados e tecnologia de ponta, movimentando centenas de milhões de dólares.

Investimentos

Esse ambiente favorável tem atraído novos investimentos. Entre os destaques está a instalação de uma nova planta da Nissin Foods em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com aporte de R$ 1 bilhão por meio do programa Paraná Competitivo e previsão de mais de 550 empregos diretos. O Governo do Estado também atua na formação de mão de obra para atender às demandas da indústria.

Na Região Metropolitana de Curitiba, a Sumitomo Rubber do Brasil anunciou a ampliação da fábrica de pneus com investimento de R$ 1 bilhão. Já em São José dos Pinhais, a Sysmex, referência global em hematologia e diagnóstico in vitro, implantará uma nova unidade, com início das operações previsto para 2027.

Presenças

Também participaram da reunião vice-governador Darci Piana; o chefe de gabinete da Governadoria, Daniel Vilas Boas; o assessor especial Hudson Leôncio Teixeira; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui; o cônsul do Japão em Curitiba, Keiko Kikuchi; a terceira secretária da embaixada, Ritsuko Kawashima; o deputado federal, Luiz Nishimori; e o chefe do Erepar, Paulo Fernando Pinheiro Machado.

Compartilhe: