A Secretaria de Segurança e Trânsito de Paranavaí afastou por 120 dias um
guarda municipal suspeito de agredir e ameaçar Eriki Gabriel Carnezi, de 19 anos.
O caso ganhou conhecimento público depois que o site de notícias Roy News compartilhou vídeos e depoimentos do jovem, no último fim de semana.
As imagens mostram o guarda municipal, sem farda, aproximando-se da mesa de uma padaria, onde o denunciante almoçava com a esposa na última sexta-feira (29 de maio).
Na gravação que a mulher fez pelo celular é possível acompanhar o diálogo:
– E aí, moleque?
– Tudo bom?
– Beleza? Você passou lá em frente de minha casa, lá, fazendo gracinha.
– Sua casa? Eu nem conheço o senhor.
– ’Cê sabe, sim, maluco.
Na sequência, os áudios revelam o guarda municipal dizendo que ele perderia a carteira de habilitação e que, se mantivesse o comportamento, iria “pra vala facinho”.
Depois, retira o jovem da cadeira de forma agressiva e o leva até o muro próximo, onde o segura pelo pescoço.
Naquele momento, Eriki Gabriel Carnezi informou que o pai é advogado e que entraria em contato com ele imediatamente. Logo depois, o guarda municipal se afasta, entra no carro e sai.
Nesta semana, o jovem e o pai, Edmauro Carnezi, estiveram no Diário do Noroeste para falar sobre o caso. Informaram que fizeram o boletim de ocorrência na 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí e relataram o fato à Corregedoria da Guarda Municipal. Enquanto as investigações correm, temem que haja qualquer tipo de represália.
Afastamento – Diante das circunstâncias, a Corregedoria abriu um processo administrativo para apurar os fatos.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Ademir Giandotti, os 120 dias de afastamento têm como propósito apurar todos os detalhes do caso e garantir tempo para que o guarda municipal apresente a defesa. “O afastamento é cautelar e não tem caráter punitivo.”
Defesa – Por meio da defesa, o guarda municipal informou ao Diário do Noroeste que vinha sofrendo ameaças pessoalmente do jovem há muito tempo, e que temia pela segurança da mulher e dos filhos. Sentiu-se coagido e foi tirar satisfação.
Na sexta-feira, Eriki Gabriel Carnezi teria passado em frente à casa dele fazendo sinal de armas com as mãos, simulando atirar. O jovem negou que isso tenha acontecido.
A defesa disse acreditar que as ameaças sejam uma resposta à atuação firme dele como guarda municipal. “Ele é bastante atuante e deve ter uma coleção de inimigos.”
Independentemente dos fatos e das versões, a garantia é de que ele está à disposição da administração municipal e da Justiça para prestar os devidos esclarecimentos.
Leia a seguir a íntegra da nota pública da defesa enviada ao Diário do Noroeste.
“A defesa do Guarda Municipal ADAUTO JOSÉ DOS SANTOS, vem a público informar que tomou conhecimento de acusação feita recentemente, divulgada em conhecida rede social da comunidade de Paranavaí, registrando que tal acusação é totalmente infundada e será devidamente apurada no momento oportuno, com a responsabilização de todos os envolvidos, tanto na esfera cível, quando na esfera criminal.
“Informa ainda seu afastamento temporário e administrativo das funções, pelo prazo de 120 dias, para que possam ser esclarecidos todos os fatos de maneira límpida e sem qualquer interferência, assumindo ainda o compromisso de sempre colaborar com as investigações e com a conclusão do caso.
“Por fim, em atenção ao devido processo legal, ao contraditório e a ampla defesa, a defesa do Guarda Municipal ADAUTO JOSÉ DOS SANTOS se reserva ao direito de comentar a acusação somente quando tiver acesso aos autos.”
Assina o advogado Charles Zauza.



