Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

ECONOMIA

Em assembleia, lojistas definem proposta do calendário comercial em Paranavaí

Reunião na manhã desta terça-feira foi oportunidade para discutir dias e horários de funcionamento do setor varejista no Centro e nos bairros da cidade

Empresários de Paranavaí se reuniram nesta terça-feira (9) para definir o calendário comercial, com datas e horários de funcionamento do setor varejista. Apontaram sugestões que serão levadas à mesa de negociações com a classe laboral a fim de estabelecer a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Empresários deram sugestões e votaram para estabelecer a proposta a ser apresentada ao Sindoscom
Foto: Ivan Fuquini

A CCT é o documento que aponta as regras para as relações entre patrões e empregados. Constam, além do calendário comercial, o índice de reajuste salarial, e as diretrizes para admissões e demissões, férias remuneradas e jornada de trabalho em expediente extraordinário, só para citar alguns exemplos.

Durante a assembleia organizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), os lojistas debateram o funcionamento das empresas no final do ano. A estratégia de abertura em horário estendido é essencial para fomentar as vendas natalinas, por isso, a opção mais bem avaliada foi iniciar os atendimentos das 9h às 22h a partir de 4 de dezembro.

Com previsão de trabalho no dia do aniversário de Paranavaí, 14 de dezembro, segunda-feira, e no domingo que antecede o Natal, 20 de dezembro, os empresários também analisaram as possibilidades de compensação em janeiro e fevereiro do ano que vem.

De acordo com o presidente do Sivapar, Edivaldo Cavalcante, antes de apresentar o calendário comercial ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom), a prudência pede que compare com as definições de outros municípios, por exemplo, Maringá, Londrina, Umuarama e Cianorte. A ideia é garantir que as datas sejam favoráveis à economia local, evitando evasão de consumidores para outros centros.

Foto: Ivan Fuquini

Outro ponto destacado pelo presidente é que, diferentemente de anos anteriores, lojistas de cidades da região, como Terra Rica e Loanda, querem aprovar calendários próprios, sem precisar seguir Paranavaí.

Tudo isso será levado em conta antes que as duas entidades sindicais, patronal e laboral, comecem, de fato, as negociações para fechar a CCT. Até lá, a orientação de Cavalcante para os lojistas é que antecipem o reajuste salarial para os funcionários. A medida visa a evitar o acúmulo de valores a serem pagos de uma só vez.

A base de cálculos deve ser o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado dos últimos 12 meses. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número registrado em abril de 2026 foi de 4,11%.

Aciap

Como é tradição, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí auxiliou o Sivapar na elaboração da proposta do calendário. O vice-presidente para assuntos de comércio, Antônio da Cruz da Silva, falou sobre a importância da assembleia e pontou que a participação dos lojistas é essencial, porque define o futuro do setor. Por isso mesmo, lamentou a baixa adesão e pediu que a participação seja mais ampla nos anos seguintes.

Antônio da Cruz da Silva convidou os empresários a participarem de forma mais efetiva das decisões
Foto: Ivan Fuquin

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação

Compartilhe: