REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul, com alcance até Santa Catarina, promete derrubar as temperaturas também no Paraná. Em Paranavaí, os termômetros podem chegar a 5 graus nesta terça-feira (17) e a 4 graus na quarta-feira (18). Há riscos de geadas fracas nos setores mais ao norte do Estado.
O alerta do meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), chega até os produtores rurais. Os ventos fortes e as temperaturas baixas podem comprometer as lavouras e prejudicar a produção pecuária.
De acordo com o coordenador de Agrometeorologia do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Pablo Ricardo Nitsche, os riscos de geadas são maiores quando os termômetros ficam abaixo de 3 graus, principalmente nas áreas de baixada e próximas de rios.
As plantas são atingidas em nível celular: o líquido congela e expande, rompendo a membrana da célula. É quando ficam com o aspecto de queimadas e não há como recuperá-las.
Em alguns casos é possível adotar medidas de prevenção. Produções de menor escala, como é o caso de verduras e legumes, podem ser protegidas por cobertura. Uma sugestão é cobrir com telas as áreas plantadas. As chamadas sombrites minimizam os efeitos da geada e protegem a produção agrícola. Os cuidados são mais difíceis nas culturas que ocupam maiores extensões de terra.
Entre as principais produções do Noroeste do Paraná, os riscos de perdas com geadas são menores. Mandioca, laranja e cana de açúcar são culturas mais resistentes ao frio, destaca Nitsche. A pecuária, no entanto, requer atenção mais apurada. Os animais precisam de proteção, e a orientação é abrigá-los para evitar que fiquem expostos ao frio.
Se as opções para evitar os prejuízos são poucas, o ideal é que os produtores façam o plantio no período recomendado, conforme o zoneamento de riscos climáticos, que aponta o histórico climático de cada região do Estado. Assim, quando há perdas, é possível recorrer ao seguro contra eventos de ordem natural, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
Previsão do tempo – Conforme explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen, o ingresso do ar mais frio sobre o Estado derrubará as temperaturas ao longo dos próximos dias, principalmente hoje e amanhã. “O amanhecer de quarta-feira deverá ser o período mais frio.”
Na quinta-feira (19), a mínima sobe e chega a 9 graus. Na sexta-feira (20), Paranavaí deve perceber uma pequena queda na temperatura, com mínima de 7 graus. A partir de sábado (21), elevação gradativa. Durante todos os dias, a previsão é de céu claro.