REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Baltasar era rei da Arábia. Gaspar, da Índia. Melchior, da Pérsia. Quando Jesus nasceu, os três seguira a Estrela Guia e chegaram a Belém, onde encontraram a Sagrada Família. Levaram presentes ao menino que, anos depois, entregaria a própria vida para salvar a humanidade.
A história bíblica dos três Reis Magos do Oriente é inspiração para uma manifestação cultural trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI, a Folia de Reis. É também motivação para o evento que o Sesc de Paranavaí está preparando: o 38º Festival Sesc de Folia de Reis, no dia 22 de maio.
Foram dois anos de espera, por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Agora, o Festival de Folia de Reis está de volta, e nesta edição reunirá cinco companhias da região: Estrela do Oriente (Loanda), Estrela Guia (Paranacity), Mãe Rainha da Esperança (Alto Paraná), Mensageiros da Paz (Londrina) e Unidos em Cristo (Nova Esperança).
“Estamos retomando esta importante tradição. Comemoramos 40 anos de Folia de Reis no Sesc de Paranavaí, que teve início em 1982 com Dorival Torrente. É o evento local de maior duração”, explicou o técnico de atividades do Sesc de Paranavaí Edson Godinho.
A Folia de Reis é considerada uma importante manifestação do patrimônio imaterial brasileiro. Desde sua origem, é passada de geração a geração. Cada companhia empunha sua bandeira e, por meio de música e encenação, homenageia os Reis Magos, refletindo o modo como populações originalmente de zonas rurais do Brasil celebram esse momento.
Atualmente, o Festival Sesc de Folia de Reis se caracteriza como uma mostra não competitiva, cujo objetivo principal é contribuir para a manutenção dessa rica tradição popular que ocorre em diversas partes do país.
O evento do dia 22 de maio será na Paróquia São Sebastião, a partir das 12h, com almoço (à venda na própria paróquia). Às 14h haverá apresentação do Grupo de Canto com Idosos do Sesc, trazendo repertório caipira. Em seguida, será a vez das companhias de reis mostrarem sua arte. Ao final, a Orquestra Municipal de Paranavaí também se apresentará, com repertório popular. Durante todo o evento, os participantes terão acesso a feira de saúde, feira de artesanato, recreação e lanches.