Paranavaí iniciou as celebrações da Semana da Pátria com o ato cívico realizado na manhã desta terça-feira (1°), às 8h, no paço municipal, que reuniu autoridades, representantes das forças de segurança e servidores públicos para prestigiar o acendimento do Fogo da Pátria.
O evento é marcado pela chegada da chama simbólica da pátria, que, desde 1984, é levada por Antônio Senra, policial aposentado, ciclista e maratonista de Paranavaí, que há mais de 4 décadas conduz o fogo até a prefeitura municipal, onde ficará aceso durante todo o dia.

Durante a solenidade, o vice-prefeito, Pedro Baraldi, destacou o significado dos 204 anos de independência e relacionou a data as ações desenvolvidas diariamente no município. “É um ato de bravura que reafirma o compromisso diário com a cidadania, com a democracia e com o futuro do nosso país.”

Baraldi também ressaltou que a cidadania deve fazer parte da rotina da população. “Então, que façamos isso não somente na Semana da Pátria. Nós temos que valorizar nossa cidade, valorizar nosso país para que realmente as conquistas aconteçam.”
O presidente da Câmara Municipal de Paranavaí, Carlos Augusto, também discursou e reforçou a importância do patriotismo e da participação da população na construção de um país melhor. “Aquele grito de independência se renova todos os dias, para que nós possamos, todos os dias, lutar por um país melhor.”

Foto: Ivan Fuquini
A programação da Semana da Pátria segue durante a semana e se encerra com o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, pela rua Rio Grande do Norte.



